Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica está com 20 vagas disponíveis

Inscrições abertas de 15 de dezembro de 2025 a 15 de janeiro de 2026 Está publicado o edital do Mestrado […]

Inscrições abertas de 15 de dezembro de 2025 a 15 de janeiro de 2026

Está publicado o edital do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, que disponibiliza 20 vagas distribuídas igualmente entre servidores e ampla concorrência. 

As vagas estão organizadas em duas linhas de pesquisa:

🔹Linha 1 – Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
🔹Linha 2 – Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

O curso tem como foco a formação de profissionais capazes de produzir conhecimento e desenvolver produtos educacionais, integrando saberes do mundo do trabalho com a educação profissional, técnica e tecnológica em diferentes espaços de aprendizagem. 

Como se inscrever?

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no período de 15 de dezembro de 2025 a 15 de janeiro de 2026, por meio do Sistema de Inscrições, cujo link será disponibilizado no site do programa: profept.ifes.edu.br.

A taxa de inscrição é de R$ 160,00 e deve ser paga dentro do prazo previsto no cronograma. Para participar, o candidato deve: 

🔹Acessar o site do ProfEPT e consultar o edital;

🔹Preencher corretamente o formulário de inscrição;

🔹Efetuar o pagamento da taxa, salvo nos casos de isenção.

Os candidatos amparados pelo Decreto nº 6.593, de 02 de outubro de 2008, têm direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional de Acesso, mediante as condições estabelecidas no edital.

Quem pode se inscrever?

Para as vagas destinadas aos servidores, é necessário ser técnico-administrativo ou docente do quadro permanente da Rede Federal, incluindo profissionais em estágio probatório. 

Já para ampla concorrência é obrigatório comprovar atuação, entre 2024 e 2025, por, no mínimo, seis meses ou 80 horas em prática de ensino ou gestão de espaços pedagógicos ligados à Educação Profissional e Tecnológica, seja em instituições públicas ou privadas. São válidas as atuações em cursos de formação inicial e continuada, qualificação profissional, EPT de nível médio ou educação tecnológica de nível superior.

Etapas da seleção

Os candidatos passarão pelo Exame Nacional de Acesso, uma prova objetiva on-line com 20 questões de múltipla escolha. A prova será aplicada em plataforma específica e o acesso será enviado ao e-mail informado pelo candidato com até cinco dias úteis de antecedência, incluindo a possibilidade de simulação para testar o ambiente virtual. 

As aulas

Para os aprovados, as aulas no Campus Cuiabá Octayde serão quinzenais, sempre às quintas e sextas-feiras, nos períodos matutino e vespertino. 

A aula inaugural e o início do semestre letivo estão previstos para 20 de março de 2026.

Informações e contato

As dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail profept.cba@ifmt.edu.br ou presencialmente na Rua Zulmira Canavarros, 95, Centro, Cuiabá/MT. A coordenação local é da professora Ângela Fátima da Rocha.

Cronograma

Do Exame

O conteúdo abrange: bases conceituais e históricas da EPT, metodologias de pesquisa, e teorias e práticas de ensino e aprendizagem, conforme referências indicadas a seguir:

CIAVATTA, M. A historicidade das reformas da educação profissional. Cadernos de Pesquisa
em Educação, Vitória, ano 11, v. 19, n. 39, p. 50-64, jan./jun. 2014. Disponível em:
(https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/10246/7032 )

CICHACZEWSKi, J. C.; CASTRO, C. A. de. IF’s: uma expressão particular das experiências
políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX. Germinal: Marxismo e Educação Em
Debate, 15(3), p. 448–467, 2023. Disponível em:
(https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.54513 )

DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M.;
DUARTE, Newton (orgs.) Formação de professores e alternativas necessárias. São Paulo:
Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em:
(https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/f361d9cc-0502-41df-8be1-58ffc56b22e5/content )

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere [livro eletrônico]: caderno 12 (XXIX): 1932:
apontamentos e notas esparsas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais;
tradução Maria Margarida Machado. Rio de Janeiro: IGS-Brasil, 2024. Disponível em:
(https://storage.googleapis.com/production-hostgator-brasil-v1-0-9/739/971739/23GwhSwA/4ec65ca869ce49cb95a3401891ebc59e?fileName=Caderno%2012.pdf )

LIMA FILHO, D. L. A inter-relação trabalho, tecnologia, ciência e cultura como base para a
formação integral na educação profissional e tecnológica. In: LIMA FILHO, D. L.; SANTOS, J. D.
G.; NOVAES, H. T. (org.). Educação profissional no Brasil do século XXI: políticas, críticas e
perspectivas: vol. 2. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023. p. 25-
47. Disponível em:
(https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/view/397/3921/7057 )

MACHADO, L. R. de S. Saberes tecnológicos, teoria da atividade e processos
pedagógicos. Trabalho & Educação, v. 22, n. 1, 2013. Disponível em:
(https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933/6423 )

OLIVEIRA, T. F. de. O materialismo histórico e dialético e pesquisa em educação: considerações
metodológicas a partir das obras de Marx. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 15,
n. 2, p. 407–429, 2023. Disponível em:
(https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51832 )

PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a
partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-
165, Outubro de 2013. Disponível em:
(https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635398/3191 )

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. 1ª ed. Coleção
Formação Pedagógica. Volume V. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em:
(https://ifpr.edu.br/curitiba/wp-content/uploads/sites/11/2016/05/Historia-e-politica-daeducacao-profissional.pdf )

SILVA, Gildemarks Costa e. Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro
Vieira Pinto. Rev. bras. Estud. pedagog., v. 94, n. 238, p. 839–857, 2013. Disponível em:
(http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n238/a10v94n238.pdf )

Edital

EDITAL PROFEPT N° 02/2025

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