Servidora do Campus Octayde contribui em obra nacional sobre a Rede Federal de Educação Profissional

Nádia Cuiabano Kunze é coautora da coletânea que reúne memória e legado A trajetória e a contribuição do Instituto Federal […]

Nádia Cuiabano Kunze é coautora da coletânea que reúne memória e legado

A trajetória e a contribuição do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) agora fazem parte de uma das maiores produções editoriais já realizadas sobre a história da educação profissional no Brasil. Co-escrita pela servidora Nádia Cuiabano Kunze, do Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, a coletânea “Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil” reúne a memória e o legado da instituição.

A obra, que possui cinco volumes, retrata a história das 41 instituições que compõem a Rede Federal, entre Institutos Federais, Cefets e o Colégio Pedro II. Nas páginas, a servidora compartilha a história da instituição em diferentes configurações, locais e momentos.

“As três instituições que se integraram em 2008 para compor o IFMT – o Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (Cefet/MT), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá (Cefet/Cuiabá) e a Escola Agrotécnica Federal de Cáceres (EAF/Cáceres) – originaram-se no século XX com diferentes configurações, segundo suas finalidades educativas, com distintos locais e momentos”, conta em trecho da obra publicada.

No capítulo, Nádia resgata ainda marcos históricos que moldaram o desenvolvimento do IFMT ao longo dos anos. A autora destaca, com base em dados e registros oficiais, o processo de implantação e interiorização da instituição, evidenciando a criação de novas unidades e a inclusão de diversos municípios mato-grossenses no plano de expansão.

“Durante o percurso dessa produção bibliográfica, tive a responsabilidade de aprofundar e atualizar meus estudos e pesquisas sobre a história do IFMT, bem como a oportunidade ímpar de conhecer outros colegas autores e, com eles, ampliar os conhecimentos sobre essa rede institucional que há mais de um século tem contribuído para o progresso da educação profissional brasileira”, afirma.

A indicação
A oportunidade de participação surgiu durante a 130ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), realizada em 30 de janeiro de 2024, quando foi aprovada a proposta de criação da coletânea sob a coordenação da Editora do IFG, em parceria com editoras das demais regiões.

Na época, a reitora do IFG Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon solicitou aos reitores da Rede a indicação de servidores com experiência em pesquisa e produção bibliográfica sobre educação profissional.

No IFMT, a indicação de Nádia partiu do reitor Julio Cesar dos Santos, com anuência do diretor-geral do Campus Octayde Alceu Aparecido Cardoso, formalizada pela Portaria nº 129, de 14 de maio de 2024.

Para a servidora, participar dessa produção bibliográfica foi uma experiência enriquecedora e de grande significado pessoal e institucional. “Foi uma honra ter sido indicada pelo reitor e pelo diretor do campus para compor o grupo de autores dessa importante obra que saúda a trajetória das instituições da Rede Federal”, afirma.

Desenvolvimento
De acordo com Nádia, o processo de elaboração da coletânea foi desenvolvido de forma colaborativa, entre abril de 2024 e outubro de 2025. As etapas envolveram reuniões virtuais, orientações editoriais, redação dos textos históricos e revisões técnicas realizadas pelas equipes das editoras parceiras.

Em agosto de 2024, os capítulos foram submetidos ao sistema da Editora do IFG para avaliação e formatação. O pré-lançamento da obra ocorreu durante a 48ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), em Caldas Novas (GO), em outubro de 2024. No evento, foi apresentada a identidade visual da coleção, inspirada em árvores regionais em formato de origami, símbolo da diversidade e unidade da Rede Federal.

O lançamento oficial ocorreu no dia 09 de outubro de 2025, durante a “5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica – Juventudes que inovam, Brasil que avança”, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF).

Referência nacional
Com mais de 1.200 imagens, 33 mapas e 41 capítulos, a coletânea mobilizou 140 autores, 15 organizadores e 6 prefaciadores ao longo de 20 meses de trabalho. A obra foi produzida em coedição com as editoras do IF Goiano, IFMA, IFPA, IFES, IFPB, IFSul e Imperial Editora (Colégio Pedro II).

A história do IFMT pode ser conferida no link https://heyzine.com/flip-book/174da60395.html#page/133 , a partir da página 133. Já o álbum está disponível nas páginas de 213 a 216.

A edição impressa conta com cinco mil exemplares e a versão digital está disponível gratuitamente no site da Editora IFG: https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog/category/colif.

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza