Grupo Teatral Ser Cena estreia no maior festival de arte da América Latina

Peças e atores receberam prêmios em competições estaduais e locais esse ano A Sala de Dança do IFMT Campus Cuiabá […]

Peças e atores receberam prêmios em competições estaduais e locais esse ano

A Sala de Dança do IFMT Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva abriga os ensaios do Grupo Ser Cena, formado por estudantes do Ensino Médio Integrado e do Superior. É dali que surgem as peças autorais apresentadas na escola, em festivais e eventos culturais. Uma parte do grupo está ensaiando para apresentar “Pão Velho”, no Festival Satyrianas, que ocorrerá entre 20 e 22 de novembro, na Praça Roosevelt, em São Paulo. 

A animação para viver de perto um dos maiores festivais de arte da América Latina ficou evidente em conversa com atores, atrizes e membros do grupo. Isso porque o Satyrianas tem participação de mais de 5 mil artistas e atinge um público de 50 mil pessoas durante as 78 horas de programação ininterrupta.

Apaixonada por teatro, Marta Luiza Santos é a professora do Projeto de Extensão Ser Cena, coordenado por Mônica Spinelli. Marta divide a rotina entre as atividades do cargo de técnica em laboratório de Química no Campus Octayde e as aulas do grupo teatral. A história nos palcos começou ainda na adolescência, em Alta Floresta, e seguiu até a formação no curso superior da MT Escola de Teatro, com ênfase em “Atuação”. 

A oportunidade de cursar uma aula de Teatro gratuitamente, oferecida na própria escola por meio do Projeto de Extensão, transforma o cotidiano e a vida dos estudantes que decidem fazer parte do grupo. Seja para mudar a rotina, se expressar, melhorar ou driblar a timidez, as histórias dos atores e atrizes são diversas, mas a paixão torna-se a mesma. A influência de amigos e amigas também foi um fator determinante para a escolha da nova atividade.

A estudante Yasmim Vitória Souza, do curso Técnico em Eletrotécnica, também destaca outros aspectos percebidos após a entrada no grupo Ser Cena, em 2025. “O teatro proporciona um desenvolvimento pessoal e coletivo porque você vai treinar sua oratória, vai melhorar a timidez, a confiança. Precisa criar uma presença no palco. A questão coletiva que a Marta sempre reforça: ‘não tem um papel mais importante que o outro’. Numa peça precisamos estar todos conectados e torcer para o outro acertar sempre”, diz.

Premiações e aprendizados em 2025

O grupo já coleciona diversos prêmios até o mês de outubro: venceu na categoria de Melhor Esquete com a peça “Pão Velho”, na 2ª Edição da “Livraiada” Feira Literária, realizada em junho na Casa Cuiabana. Marta explica que a peça foi inspirada no poema “Genocíndio”, de Emannuel Marinho, e apresentada pela primeira vez em um evento no Campus Octayde. “Traz aspectos da desigualdade social no Brasil e a questão da fome como elemento de guerra. Os atores e atrizes cantam em cena.”

Além dessa, que foi escolhida para compor a programação do Festival Satyrianas, o grupo criou mais duas peças que foram premiadas nas etapas municipal e estadual do 20° Festival Estudantil Temático para o Trânsito (Fetran), promovido pela Polícia Federal e Detran. As peças “A Vida é Um Presente” e “Sua Escolha Faz a Diferença” foram pensadas para o festival, por conta da temática, e finalizadas em um mês e meio para competir nas etapas.

“‘A Vida é um Presente’ foi premiada nas etapas municipal e estadual como melhor peça e melhor direção. Também ganhamos os prêmios de melhor figurino, melhor dramaturgia, e melhor ator para o nosso estudante Richard Freitas. Ainda conquistamos o terceiro lugar como melhor peça para ‘Sua Escolha Faz a Diferença’”, explica Marta.

O resultado desse ano superou a participação do Grupo Ser Cena na edição de 2024 do Fetran. A estreia na competição foi feita com a peça “Fetran: o Caminho da Luz”, e garantiu o terceiro lugar na etapa estadual. Além dos prêmios de melhor texto, direção, iluminação e melhor grupo.

Para Richard foi uma surpresa receber a premiação de “Melhor Ator”, em 2025. O estudante começou a atuar esse ano e afirma que o teatro foi amor à primeira vista. Apesar do nervosismo da estreia, ele assistiu a outras apresentações para conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pelos grupos que participaram do festival. E também compartilha sua impressão a respeito do Grupo Ser Cena. “É um lugar que podemos ser quem quiser, sem julgamentos. Muito acolhedor.”

Expectativa para a participação no Satyrianas

O grupo se prepara para a próxima apresentação fora de Mato Grosso. No dia 20 de novembro, “Pão Velho” ganhará os palcos do Festival Satyrianas, às 14 horas, na Sala Vange Leonel, da SP Escola de Teatro. Há uma rifa em andamento no perfil do Instagram do grupo Ser Cena para ajudar nos custos dos atores e atrizes durante o festival.

Sophia Person, estudante do Curso Técnico em Eventos, vai estrear nos palcos paulistanos. Ela iniciou as aulas de teatro em 2024 e já considera a arte como um dos seus propósitos de vida. “As minhas expectativas são muito altas para o Festival. Todo mundo quer aprender e ver outras peças que são referências para nós.” 

Apesar da ansiedade, o grupo entende a participação no  Festival Satyrianas como fonte de aprendizado e uma chance de compartilhar a arte mato-grossense, em São Paulo.

“Nós somos estudantes. Ninguém aqui ainda é profissional, a não ser a nossa professora Marta, e queremos mostrar a nossa arte e o que temos a oferecer. Esta oportunidade de levar a nossa arte é importante para dar mais visibilidade. Nós fazemos parte de uma nova geração de artistas de Mato Grosso”, reflete o estudante João Gabriel Salustiano, do Curso Técnico em Eletrotécnica.

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza