Potencial turístico foi tema de diagnóstico e produtos apresentados para a comunidade
Localizado a menos de 40 quilômetros de Cuiabá, o Distrito de Nossa Senhora da Guia ainda guarda características do período colonial, a exemplo da paróquia da comunidade. O potencial turístico do local foi trabalhado durante o ano de 2025 no âmbito do projeto de extensão “O Distrito de Nossa Senhora da Guia e sua importância histórica, cultural e turística para a região metropolitana de Cuiabá/MT”.
Estudantes e professores do curso de bacharelado em Turismo do IFMT Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva receberam apoio e acolhimento da comunidade para colocar em prática as atividades previstas. Na primeira etapa do projeto, os estudantes realizaram pesquisa bibliográfica e documental sobre o local e também coletaram dados com moradores do Distrito da Guia.
“As informações obtidas foram sistematizadas a fim de subsidiar a redação dos documentos e o preparo das atividades desenvolvidas”, explicou a professora Ana Paula Bistaffa de Monlevade, coordenadora do projeto.

Reuniões e oficinas integraram o rol de atividades, além da criação de um livro infanto-juvenil utilizando os pontos turísticos e elementos da cultura e vivência dos moradores do Distrito da Guia como referências em caça-palavras e desenhos para colorir. Acesse o material.

A devolutiva para a comunidade foi realizada no dia 13 de dezembro, no Conselho de Segurança Pública do Distrito e contou com a participação de lideranças locais. O sub-prefeito Adilson Xavier, e os moradores Rubens Dias da Silva, Clarice Figueredo, Judinalva Ferreira e Benedita Mendes acompanharam a apresentação do Diagnóstico Turístico.
Outra atividade do encerramento do projeto foi feita com crianças que participam do Projeto Siminina. O livrinho ganhou cores e as crianças compreenderam um pouco mais sobre os atrativos turísticos e história da comunidade.

“Foi um momento ímpar para a comunidade local, para os docentes e discentes do Curso de Bacharelado em Turismo, pois conseguimos apresentar os resultados do diagnóstico, realizar oficinas, trocar ideias com as lideranças locais sobre os possíveis caminhos para o desenvolvimento do turismo sustentável no Distrito. Fomos convidados a continuar no local realizando pesquisas e novas ações de mobilização turística. Gostaríamos de agradecer o acolhimento, a participação e interesse na continuidade do projeto pela população local”, afirma a professora Ana Paula.
Participaram do projeto os docentes Ana Paula Bistaffa de Monlevade, como coordenadora; Glaucia Regina da Silva; Jamilly Mendonca dos Santos; Pedro Enrico Salamim Fonseca Spanghero e Sandro Aparecido Lima dos Santos. Os discentes: Dhyândro Godofredo Pereira Marques; Jemima Ferreira Do Amaral; Michely De Souza Moraes Araujo; Tamiris Aparecida Kleim Canavarros; Yago Paoliello Missawa; Ana Claudia Siqueira de Queiroz; Douglas Ferreira Andrade; Gabriela Costa Nascimento; Isadora Santos Carneiro; Juliana Assunção da Silva e Karen Glenymar Zamora Cisneros Lemes que também ilustrou o livro utilizado na oficina.

