Comunidade de Nossa Senhora da Guia participa de projeto do Curso de Turismo

Potencial turístico foi tema de diagnóstico e produtos apresentados para a comunidade Localizado a menos de 40 quilômetros de Cuiabá, […]

Potencial turístico foi tema de diagnóstico e produtos apresentados para a comunidade

Localizado a menos de 40 quilômetros de Cuiabá, o Distrito de Nossa Senhora da Guia ainda guarda características do período colonial, a exemplo da paróquia da comunidade. O potencial turístico do local foi trabalhado durante o ano de 2025 no âmbito do projeto de extensão “O Distrito de Nossa Senhora da Guia e sua importância histórica, cultural e turística para a região metropolitana de Cuiabá/MT”. 

Estudantes e professores do curso de bacharelado em Turismo do IFMT Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva receberam apoio e acolhimento da comunidade para colocar em prática as atividades previstas. Na primeira etapa do projeto, os estudantes realizaram pesquisa bibliográfica e documental sobre o local e também coletaram dados com moradores do Distrito da Guia. 

“As informações obtidas foram sistematizadas a fim de subsidiar a redação dos documentos e o preparo das atividades desenvolvidas”, explicou a professora Ana Paula Bistaffa de Monlevade, coordenadora do projeto.

Reuniões e oficinas integraram o rol de atividades, além da criação de um livro infanto-juvenil utilizando os pontos turísticos e elementos da cultura e vivência dos moradores do Distrito da Guia como referências em caça-palavras e desenhos para colorir. Acesse o material. 

A devolutiva para a comunidade foi realizada no dia 13 de dezembro, no Conselho de Segurança Pública do Distrito e contou com a participação de lideranças locais. O sub-prefeito Adilson Xavier, e os moradores Rubens Dias da Silva, Clarice Figueredo, Judinalva Ferreira e Benedita Mendes acompanharam a apresentação do Diagnóstico Turístico. 

Outra atividade do encerramento do projeto foi feita com crianças que participam do Projeto Siminina. O livrinho ganhou cores e as crianças compreenderam um pouco mais sobre os atrativos turísticos e história da comunidade. 

“Foi um momento ímpar para a comunidade local, para os docentes e discentes do Curso de Bacharelado em Turismo, pois conseguimos apresentar os resultados do diagnóstico, realizar oficinas, trocar ideias com as lideranças locais sobre os possíveis caminhos para o desenvolvimento do turismo sustentável no Distrito. Fomos convidados a continuar no local realizando pesquisas e novas ações de mobilização turística. Gostaríamos de agradecer o acolhimento, a participação e interesse na continuidade do projeto pela população local”, afirma a professora Ana Paula.

Participaram do projeto os docentes Ana Paula Bistaffa de Monlevade, como coordenadora; Glaucia Regina da Silva; Jamilly Mendonca dos Santos; Pedro Enrico Salamim Fonseca Spanghero e Sandro Aparecido Lima dos Santos. Os discentes: Dhyândro Godofredo Pereira Marques; Jemima Ferreira Do Amaral; Michely De Souza Moraes Araujo; Tamiris Aparecida Kleim Canavarros; Yago Paoliello Missawa; Ana Claudia Siqueira de Queiroz; Douglas Ferreira Andrade; Gabriela Costa Nascimento; Isadora Santos Carneiro; Juliana Assunção da Silva e Karen Glenymar Zamora Cisneros Lemes que também ilustrou o livro utilizado na oficina.

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza