52° Circuito Nacional do Setor Elétrico (Cinase) debateu novas tecnologias e políticas energéticas
Dois dias de evento que resultaram em contatos profissionais, fortalecimento dos vínculos entre estudantes e professores, e acúmulo de conhecimento para ser colocado em prática no dia a dia. O 52° Circuito Nacional do Setor Elétrico (Cinase), realizado em Cuiabá nos dias 1º e 2 de outubro, é considerado o maior evento itinerante da área e contou com debates e palestras sobre temas técnicos, exposição com stands de empresas, instituições públicas e privadas, e uma premiação na solenidade de abertura.
A participação expressiva de servidores e estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva teve início na noite de 30 de setembro. Foram homenageados com o Prêmio “O Setor Elétrico” a professora Teresa Malheiros e o professor Marcus Vinícius Santiago. A premiação reconhece profissionais da engenharia elétrica que contribuem para aprimorar o setor com implantação de projetos envolvendo sustentabilidade, eficiência energética, critérios de dimensionamento e segurança de operação e manutenção.
Teresa destacou a postura em comum das pessoas homenageadas no evento: que consideram a técnica como um ato de cidadania. “Somos parte de uma geração que entende que cada fio conduz mais do que corrente elétrica: conduz conhecimento, segurança, e sobretudo, dignidade. Acreditamos que a energia deve ser acessível, limpa e socialmente justa. Sabemos que o progresso só é verdadeiro quando alcança a todos.”
Participação do IFMT no evento
O egresso do Campus Cuiabá e agora professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Danilo Ferreira de Souza também teve papel fundamental na realização do Cinase: ele foi o diretor técnico do evento. Danilo também participou do debate de fechamento do Cinase com o tema “Segurança no Uso da Eletricidade e das Instalações Elétricas: Riscos, Normas e Desafios Atuais”. Além dele, o professor do IFMT Saulo Augusto Ribeiro Pieretti participou do mesmo painel e compartilhou informações sobre sistemas elétricos de potência.
O coordenador do curso de Engenharia Elétrica do IFMT, professor Ruan Carlos Silva, também integrou o painel de debates e exerceu a função de moderador na mesa que já trazia um questionamento desafiador no título: “Como desenvolver o potencial energético das renováveis em Mato Grosso?”
Para o professor Edelson Silva Duarte, chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e Automação do Campus Octayde, a participação e envolvimento de estudantes e professores do do DEEA no evento fortaleceu a integração entre a formação acadêmica e o setor produtivo. O IFMT foi apoiador do Cinase e garantiu inscrições gratuitas aos estudantes.
“O DEEA contou com um stand exclusivo, onde foram divulgados os cursos do departamento. O FabLab e o Pet AutoNet participaram apresentando materiais, projetos e iniciativas em desenvolvimento. Estudantes e docentes demonstraram comprometimento e dedicação exemplar. O estande foi um verdadeiro sucesso! Importante destacar também o papel do professor Matheus da Silveira, que atuou como organizador do IFMT no Cinase.”
Durante o Cinase também foi lançado o livro da Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas – Seção Mato Grosso (ABEE-MT), intitulado “Da AMEE a ABEE-MT: Memórias da Engenharia Elétrica Mato-grossense”, que resgata a história da associação desde sua fundação em 1981. Entre os diretores homenageados no livro estão professores do IFMT Campus Cuiabá: Bernanci Pedroso de Almeida, Marcos Vinicius Santiago Silva, Delcio Taques Saldanha, Lauro Leocádio da Rosa, Marco Antônio Amaral de Castro Pinto e Matheus da Silveira.
Acesse o livro no formato digital.

