A solenidade será realizada no Campus Octayde, a partir das 19h
No dia 23 de fevereiro (segunda-feira), o IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva inaugura a Cuidoteca, espaço educativo, recreativo e de apoio voltado aos filhos de estudantes e servidores da instituição. A solenidade de inauguração terá início às 19h, na Sala de Projeções do campus, com a abertura oficial do evento.
Às 19h15, será realizada a composição da mesa de autoridades, com a presença da Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidado do Ministério das Mulheres Rosane Silva e representantes do IFMT. Em seguida, às 20h15, ocorre a cerimônia de corte de fita, já nas dependências da Cuidoteca, e, às 20h30, será oferecido um coffee break aos participantes.
A cerimônia oficializa o início de uma proposta pioneira entre os institutos federais, inspirada em experiências já consolidadas em instituições de ensino superior, como a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI).
A iniciativa já está em funcionamento e atende, das 8h às 12h, os filhos de servidoras do campus, por meio do Edital nº 13/2025 do Programa de Qualidade de Vida do IFMT, e, das 18h30 às 22h30, os filhos de mulheres matriculadas no curso FIC de Instaladora de Sistemas Fotovoltaicos, ofertado no âmbito do Projeto Asas para o Futuro do Governo Federal, e os filhos das estudantes dos cursos regulares do campus.
O projeto integra o programa Brasil que Cuida, do Ministério das Mulheres, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e do Governo Federal.

A Cuidoteca
A Cuidoteca iniciou como projeto “Saúde social e o cuidado aos filhos das trabalhadoras e trabalhadores”, aprovado pelo Edital nº 13/2025 do Programa de Qualidade de Vida do IFMT.
Depois, recebeu aporte por meio da seleção da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) no chamamento público lançado pelo Ministério das Mulheres, que prevê a oferta pública de cuidotecas, especialmente em universidades e em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). O modelo também está sendo implementado em outros institutos do país.
Atualmente, a Cuidoteca é coordenada pela professora Mychelle Sato ao lado da professora Eloisa Azeredo, com apoio da assistente social Natalia Spengler e da servidora Andreia Maria de Sousa da Silva. A equipe ainda conta com duas bolsistas, alunas dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Educação Física, que auxiliam nas práticas de desenho, pintura e brincadeiras pedagógicas.
Ao todo, 120 crianças foram atendidas pelo projeto desde outubro de 2025.

