Campus Cuiabá aprova projeto de Inteligência Artificial na CAPES

O Laboratório de Engenharia de Software Aplicada (ESALAB) do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva celebrou, em […]

O Laboratório de Engenharia de Software Aplicada (ESALAB) do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva celebrou, em uma reunião realizada na última quinta-feira (11 de dezembro), a aprovação do Projeto TutorIA Assistência de Inteligência Artificial para Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O encontro contou com a presença do diretor-geral Alceu Cardoso, além de docentes, pesquisadores e estudantes integrantes do laboratório, que apresentaram um balanço de atividades desenvolvidas ao longo de 2025.

Participaram da reunião os professores Pedro Clarindo e Thiago Lacerda, do ESALAB, Maurício Prado, coordenador do curso de Sistemas para Internet da UAB, representando o Centro de Referência de EaD do IFMT (CREaD), a diretora de Ensino Marli Walker, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Valtemir Emerêncio, além dos estudantes Andresa Lidia, Abdiel Silva, Henrique Severino, Ana Beatriz Schuindt e Diogo César, integrantes do ESALAB. 

O projeto, selecionado no edital da CAPES, integra uma proposta de assistente inteligente para apoiar estudantes da Universidade Aberta do Brasil (UAB), utilizando recursos de Inteligência Artificial. Recentemente, o edital também contemplou bolsistas de graduação, mestrado e doutorado.

Durante a apresentação, o professor Pedro Clarindo destacou que a aprovação de projeto de pesquisa como esse representa a consolidação do campus na área de Inteligência Artificial, ampliando a visibilidade e as oportunidades institucionais. “O reconhecimento em editais demonstra a relevância acadêmica da instituição e sua capacidade técnica para desenvolver pesquisas de alto impacto no tema, fortalecendo o papel do Campus Octayde como referência na produção de conhecimento e inovação tecnológica.”

Na ocasião, o professor Thiago Lacerda mencionou o papel importante do ESALAB na transformação do processo formativo dos estudantes. Segundo ele, o laboratório vai além da produção técnica e promove autonomia, pertencimento e identidade acadêmica. “Chega um momento em que o aluno passa a buscar o próprio caminho. A pirâmide se inverte: eles deixam de ser apenas receptores e se tornam protagonistas do próprio aprendizado”, afirmou.

Ele explicou que, no ESALAB, os estudantes têm acesso a um espaço próprio, com liberdade para desenvolver seus projetos e construir vínculos com a pesquisa. “Eles dizem: ‘esse projeto é meu’. Isso cria uma identidade forte com o laboratório, com a instituição e com o conhecimento que produzem.”

Ainda durante a reunião, Thiago destacou a parceria entre o ESALAB e o Núcleo de Educação a Distância (NEaD), ressaltando a iniciativa do professor Maurício em levar a pós-graduação em Engenharia DevOps para o ambiente da EaD. “Foi uma ideia do professor Maurício. No início nos perguntamos se daria certo, mas nos lançamos nessa proposta e hoje vemos resultados muito positivos, com uma formação especializada e consistente”, afirmou.

Maurício também enfatizou a importância da parceria e reforçou a necessidade de que os estudantes da Educação a Distância (EaD) sejam plenamente reconhecidos como parte integrante da instituição. Para ele, garantir o acesso desses alunos à infraestrutura, bibliotecas, projetos de pesquisa e espaços acadêmicos é fundamental para fortalecer o vínculo entre EaD e o ensino presencial, promovendo uma formação mais integrada e inclusiva.

Maurício compartilhou experiências vivenciadas em visitas aos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em que o IFMT tem sido amplamente reconhecido por gestores públicos, lideranças locais e estudantes. “Somos recebidos de uma forma muito especial. Mesmo sendo apenas um professor, ao visitar os polos eu me sinto valorizado e reconhecido pelo trabalho que desenvolvemos”, relatou.

Encerrando a reunião, o diretor-geral Alceu Cardoso parabenizou e agradeceu a dedicação dos professores e estudantes envolvidos nas atividades do ESALAB e do NEaD. O gestor destacou o impacto positivo dos projetos desenvolvidos, ressaltando a importância do trabalho coletivo para o fortalecimento da pesquisa, da inovação e da qualidade da educação oferecida pela instituição.

“Gostaria de agradecer e parabenizar pelo trabalho desenvolvido no ano de 2025 e ressaltar que em 2026 ainda temos muitas conquistas pela frente. Já estou com a cabeça voltada para 2026, com o objetivo de valorizar cada vez mais os trabalhos realizados em nosso campus”, finaliza. 

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza