O Laboratório de Engenharia de Software Aplicada (ESALAB) do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva celebrou, em uma reunião realizada na última quinta-feira (11 de dezembro), a aprovação do Projeto TutorIA Assistência de Inteligência Artificial para Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O encontro contou com a presença do diretor-geral Alceu Cardoso, além de docentes, pesquisadores e estudantes integrantes do laboratório, que apresentaram um balanço de atividades desenvolvidas ao longo de 2025.
Participaram da reunião os professores Pedro Clarindo e Thiago Lacerda, do ESALAB, Maurício Prado, coordenador do curso de Sistemas para Internet da UAB, representando o Centro de Referência de EaD do IFMT (CREaD), a diretora de Ensino Marli Walker, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Valtemir Emerêncio, além dos estudantes Andresa Lidia, Abdiel Silva, Henrique Severino, Ana Beatriz Schuindt e Diogo César, integrantes do ESALAB.
O projeto, selecionado no edital da CAPES, integra uma proposta de assistente inteligente para apoiar estudantes da Universidade Aberta do Brasil (UAB), utilizando recursos de Inteligência Artificial. Recentemente, o edital também contemplou bolsistas de graduação, mestrado e doutorado.
Durante a apresentação, o professor Pedro Clarindo destacou que a aprovação de projeto de pesquisa como esse representa a consolidação do campus na área de Inteligência Artificial, ampliando a visibilidade e as oportunidades institucionais. “O reconhecimento em editais demonstra a relevância acadêmica da instituição e sua capacidade técnica para desenvolver pesquisas de alto impacto no tema, fortalecendo o papel do Campus Octayde como referência na produção de conhecimento e inovação tecnológica.”
Na ocasião, o professor Thiago Lacerda mencionou o papel importante do ESALAB na transformação do processo formativo dos estudantes. Segundo ele, o laboratório vai além da produção técnica e promove autonomia, pertencimento e identidade acadêmica. “Chega um momento em que o aluno passa a buscar o próprio caminho. A pirâmide se inverte: eles deixam de ser apenas receptores e se tornam protagonistas do próprio aprendizado”, afirmou.
Ele explicou que, no ESALAB, os estudantes têm acesso a um espaço próprio, com liberdade para desenvolver seus projetos e construir vínculos com a pesquisa. “Eles dizem: ‘esse projeto é meu’. Isso cria uma identidade forte com o laboratório, com a instituição e com o conhecimento que produzem.”
Ainda durante a reunião, Thiago destacou a parceria entre o ESALAB e o Núcleo de Educação a Distância (NEaD), ressaltando a iniciativa do professor Maurício em levar a pós-graduação em Engenharia DevOps para o ambiente da EaD. “Foi uma ideia do professor Maurício. No início nos perguntamos se daria certo, mas nos lançamos nessa proposta e hoje vemos resultados muito positivos, com uma formação especializada e consistente”, afirmou.
Maurício também enfatizou a importância da parceria e reforçou a necessidade de que os estudantes da Educação a Distância (EaD) sejam plenamente reconhecidos como parte integrante da instituição. Para ele, garantir o acesso desses alunos à infraestrutura, bibliotecas, projetos de pesquisa e espaços acadêmicos é fundamental para fortalecer o vínculo entre EaD e o ensino presencial, promovendo uma formação mais integrada e inclusiva.
Maurício compartilhou experiências vivenciadas em visitas aos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em que o IFMT tem sido amplamente reconhecido por gestores públicos, lideranças locais e estudantes. “Somos recebidos de uma forma muito especial. Mesmo sendo apenas um professor, ao visitar os polos eu me sinto valorizado e reconhecido pelo trabalho que desenvolvemos”, relatou.
Encerrando a reunião, o diretor-geral Alceu Cardoso parabenizou e agradeceu a dedicação dos professores e estudantes envolvidos nas atividades do ESALAB e do NEaD. O gestor destacou o impacto positivo dos projetos desenvolvidos, ressaltando a importância do trabalho coletivo para o fortalecimento da pesquisa, da inovação e da qualidade da educação oferecida pela instituição.
“Gostaria de agradecer e parabenizar pelo trabalho desenvolvido no ano de 2025 e ressaltar que em 2026 ainda temos muitas conquistas pela frente. Já estou com a cabeça voltada para 2026, com o objetivo de valorizar cada vez mais os trabalhos realizados em nosso campus”, finaliza.

