Estudantes do IFMT retornam do Panamá com premiações de Harvard

Samuel Souza e Yasmim Vitória Souza participaram de simulado na capital panamenha, entre 12 e 17 de janeiro Os sete […]

Samuel Souza e Yasmim Vitória Souza participaram de simulado na capital panamenha, entre 12 e 17 de janeiro

Os sete dias no Panamá, país que liga a América Central à do Sul, ficarão para sempre nas trajetórias dos estudantes Samuel Souza e Yasmim Vitória Souza. Os dois compartilham a rotina de estudos no IFMT Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva e a paixão por descobertas, de si e do mundo. 

Eles vivenciaram entre 12 e 17 de janeiro de 2026 a simulação Harvard National Model United Nations – Latin America (HNMUN-LA), realizada pela Universidade de Harvard, que segue o modelo diplomático da Organização das Nações Unidas (ONU).

Samuel e Yasmim participaram da delegação de Mato Grosso que também reuniu três estudantes da Rede Estadual, representados pela Olympus Mun. Foram mais de 27 países na edição e o número de delegados ultrapassou 400 estudantes. Eles explicam um pouco da preparação para os debates e do funcionamento dos comitês durante o evento.

Yasmim conta que soube do tema do comitê em outubro, quando realizou a inscrição para o HNMUN-LA. Ela ainda não fala outros idiomas e integrou o grupo em português que debate sobre a “COP30: Cooperação Global na Transição Verde e Estratégias para Desenvolvimento Sustentável”. Durante o evento, cada delegado assume o papel de diplomata de algum país, não necessariamente o seu de origem. No caso dela, a representação foi para a Rússia. 

“A preparação contou com um estudo individualizado sobre o país e também a respeito das mudanças climáticas. Eu já participo de um coletivo chamado CapiClima que atua nessa temática. Lá, eu não era a Yasmim brasileira. Eu assumi a representação da Rússia e tive que defender e negociar os interesses e a política externa do país”, explica. 

Um dos momentos marcantes foi a atividade da Crise da Meia Noite. A estudante compartilha a experiência com entusiasmo: “Nós fomos convocados para resolver uma ‘crise’ com uma problemática à parte. A minha foi a simulação de uma invasão dos Estados Unidos à Amazônia. Foi uma loucura. Eles pedem para resolver em dez minutos ou o comitê acabaria ali e toda a população morreria. Apesar de ser uma simulação tem uma pressão. Deu tudo certo e depois voltamos para o quarto do hotel”. 

Já o estudante Samuel participou do comitê em inglês que debateu a situação no Afeganistão, após a retirada dos Estados Unidos. Ele representou o Irã durante a simulação. Além de ser fluente em Inglês, ele também é monitor de Espanhol no Campus Octayde e estuda Francês.  

“Foi uma experiência totalmente incrível dentro do comitê e fora dele também. Nos debates do comitê você tem pensamento crítico, um olhar mais analítico. Nós atuamos com base na diplomacia e nos princípios da ONU, dos direitos humanos. Fora do nosso comitê houve um embate sobre a soberania do atual presidente dos Estados Unidos, o Donald Trump, em detrimento das outras delegações. Então é muito interessante porque você vê, por exemplo, o olhar analítico de cada adolescente”, diz o estudante.

Primeira viagem internacional e premiações

A vivência como turistas também foi destacada pelos estudantes. Eles passearam pela capital panamenha, conheceram o Canal do Panamá, e a ilha de San Blas, localizada no Caribe. A viagem ao Panamá foi a primeira experiência internacional dos dois.

Os dois voltaram orgulhosos do desempenho no HNMUN-LA e da oportunidade de conviver com estudantes da Universidade de Harvard que foram os organizadores dos comitês, avaliaram a participação dos delegados e conduziram as atividades. Dentre os quesitos observados pelos membros das mesas diretoras estavam o da retórica, proatividade e capacidade de negociação.

Yasmim foi premiada com a menção honrosa pela capacidade de mudar a trajetória do debate do comitê. Samuel recebeu a premiação dentro do grupo como melhor negociador. Os dois têm no currículo a participação em um evento organizado por uma universidade reconhecida internacionalmente.

Samuel e Yasmim agradecem o apoio recebido por familiares, amigos, e pessoas que contribuíram com a viagem. “Preciso fazer um agradecimento especial para minha mãe Ana Cláudia que sempre me apoia, mas reclama que não publicam o nome dela nas entrevistas”, diz Yasmim.

Com o início do terceiro ano, eles vão se preparar para a próxima trajetória acadêmica, em alguma universidade. No mapa, o Panamá é a conexão entre as Américas, mas, para os dois foi o “canal” para outros mundos, planos e sonhos.

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza