Abertura do IV Seminário de Pós-Graduação destaca arte, ciência e parcerias institucionais

A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (13/11) Arte e ciência marcaram a abertura do IV Seminário Integrado de Pós-Graduação do […]

A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (13/11)

Arte e ciência marcaram a abertura do IV Seminário Integrado de Pós-Graduação do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva que teve início na manhã desta quinta-feira (13 de novembro), no Auditório da instituição. O evento reuniu os participantes, docentes e gestores dos programas de pós-graduação.

A cerimônia de abertura foi conduzida por uma apresentação artística dos professores Ana Cecília dos Santos e Cláudio Dias, do IFMT, e do professor Aroldo Maciel, da Universidade de Cuiabá (Unic). 

O trio interpretou as músicas “Ogodô, ano 2000”, de Tom Zé, que aborda a relação entre arte e ciência, e “Um Girassol da Cor de Seu Cabelo”, de Milton Nascimento. A performance emocionou o público e marcou simbolicamente o início da programação.

Representando o reitor Júlio César dos Santos, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Hilda Regina Olea destacou a importância de unir arte e ciência em eventos acadêmicos. Ao citar o filósofo Friedrich Nietzsche, ela reforçou o papel da expressão artística como forma de elevar o espírito humano. 

“Parabenizo a organização por começar este evento com uma atividade artística. Nietzsche dizia que os artistas são espíritos alados capazes de elevar nossas almas e que precisamos da arte porque apenas a vida não basta. A pós-graduação é um momento árduo da nossa trajetória, e a arte nos fortalece”, afirmou.

Regina também agradeceu aos participantes pela confiança nos programas de pós-graduação do IFMT e ressaltou o papel das parcerias institucionais para o fortalecimento da pesquisa. Ela mencionou a colaboração com a Unic como exemplo de cooperação essencial para a continuidade e consolidação dos programas. “O que sustenta uma pós-graduação forte é a pesquisa. Não é a vontade individual de gestores, mas o trabalho científico que desenvolvemos em conjunto.”

O diretor-geral do campus Alceu Cardoso também participou da abertura e destacou a importância do evento para a instituição. Em sua fala, ele homenageou estudantes, servidores e equipes envolvidas na organização do evento. 

“O empenho e a dedicação de cada um são insubstituíveis e permitem que a pesquisa e a pós-graduação floresçam em nossos campi. Este seminário representa nosso compromisso com a inovação e com a formação de profissionais capazes de transformar Mato Grosso e o Brasil”, afirmou.

Além da pró-reitora e do diretor-geral, compuseram a mesa de abertura o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFMT, Valtemir Emerêncio; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Unic, Ana Graciela da Fonseca Voltolini; a coordenadora do ProfEPT, Ângela Fátima da Rocha; o docente do ProfEPT, José Vinícius da Costa Filho; e o coordenador do PPGEn, Marcelo Franco Leão.

Trabalho coletivo

Após a cerimônia de abertura, os participantes do IV Seminário Integrado acompanharam uma palestra ministrada de forma virtual pela professora Pollyana dos Santos, coordenadora-geral do ProfEPT no Brasil, vinculada ao IFES. 

Pollyana destacou a importância de pensar os programas de pós-graduação de forma articulada e estratégica, especialmente aqueles que integram diferentes instituições associadas. Segundo ela, a consolidação de um programa depende de planejamento contínuo, capacidade de projeção e organização interna, fatores essenciais para garantir a permanência e o fortalecimento dos cursos a cada ciclo avaliativo da CAPES. 

“Espero que as reflexões apresentadas na palestra se desdobrem nas demais atividades da programação, como apresentações de trabalhos e mesas de discussão, contribuindo para o amadurecimento coletivo dos programas envolvidos”, analisou.

Pollyana também falou sobre a construção da identidade dos programas de pós-graduação como um campo de produção de conhecimento. Para ela, compreender como essas identidades são formadas, fortalecidas institucionalmente e refletidas em impactos sociais é fundamental para o avanço da área.

Segundo dia

A programação do seminário segue nesta sexta-feira (14 de novembro) com palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos científicos, além de relatos de egressos que compartilham experiências bem-sucedidas na área acadêmica e profissional.

O destaque do segundo dia é a palestra de encerramento com a professora Daise Lago Pereira Souto, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que abordará o uso da inteligência artificial em sala de aula. A apresentação será transmitida ao vivo pelo canal do campus no Youtube.

 

Confira as fotos do evento AQUI .

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza