Estudantes do Campus Octayde participam de imersão no Brasil Colonial

Os alunos dos cursos de Edificações e Eventos participaram de programa de educação patrimonial Estudantes do 2° ano dos cursos […]

Os alunos dos cursos de Edificações e Eventos participaram de programa de educação patrimonial

Estudantes do 2° ano dos cursos técnicos em Edificações e Eventos do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva vivenciaram uma viagem ao tempo durante a participação no Programa de Educação Patrimonial de Cuiabá, com atividades realizadas nos dias 09 e 10 de outubro.  

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a disciplina de “História II: Brasil Colonial e Brasil Império”, ministrada pelos professores Kleber Corbalan e Sidney Martins, a pesquisa de mestrado da professora Thais Mazzini (UFMG) e o projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Foram realizados três encontros durante o desenvolvimento do projeto. 

“Durante as aulas teóricas, os alunos revisitaram o período colonial em três fases: desde a descoberta e exploração do território brasileiro, passando pela economia açucareira e o ciclo do ouro, até a formação das primeiras cidades e da arquitetura inspirada na Europa. Em seguida, essa contextualização histórica se transformou em prática com uma imersão nos patrimônios materiais e imateriais de Cuiabá”, explica o professor Sidney.

As visitas incluíram locais emblemáticos como a Igreja da Boa Morte, o Museu da Caixa d’Água Velha, a Casa Cuiabana, a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, o Clube Dom Bosco, a Mesquita de Cuiabá, a Igreja São Benedito, a Praça da Mandioca e a Catedral de Cuiabá.

Sob a orientação dos professores e arquitetos envolvidos no projeto, os estudantes analisaram as técnicas construtivas coloniais, como paredes de taipa e o uso de adobe, e discutiram o simbolismo presente nas construções religiosas e civis. “Um exemplo marcante foi a Igreja da Boa Morte, erguida por pessoas escravizadas e considerada um símbolo de resistência e fé”, lembra o professor.

Além das visitas, os estudantes foram desafiados a construir uma rota patrimonial pelo Centro de Cuiabá, identificando edificações de relevância histórica e cultural. A proposta tem o intuito de fazer refletir sobre o papel da arquitetura na formação da cidade, a influência européia e oriental nas construções, e a contribuição da população negra e escravizada na construção da paisagem urbana.

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza