Veja as perguntas mais frequentes sobre o IFMT e seus serviços.
Sobre o IFMT
O que é o IFMT?
O IFMT é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). É uma instituição pública que tem por finalidade ofertar formação e qualificação em diversas áreas, nos vários níveis e modalidades de ensino, bem como realizar pesquisa, extensão e desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços, em articulação com os setores produtivos da sociedade mato-grossense.
Qual a diferença entre um Instituto Federal e uma Universidade?
Apesar de ambos serem autarquias federais, possuem atuações diferentes. Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicâmpus, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com forte inserção na área de pesquisa aplicada e na extensão. Uma universidade é uma instituição pluridisciplinar de formação dos quadros de profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano. Ela provê educação tanto terciária (graduação) quanto quaternária (pós-graduação).
Em que cidades o IFMT atua?
O IFMT possui 19 (dezenove) câmpus no Estado de Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Primavera do Leste, São Vicente, Bela Vista, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Guarantã do Norte, Alta Floresta, Diamantino, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Juína Pontes e Lacerda, Barra do Garças e Confresa . O IFMT também conta com o Centro de Referência em Formação e EaD, responsável pelos programas de formação de educadores, gestores para o serviço público e cursos a distância em diversas modalidades e polos de apoio presenciais.
Como ingressar
Como posso estudar no IFMT?
Para ingressar num curso do IFMT o candidato deve participar de um Processo Seletivo, que pode ser através de prova, análise curricular, entre outros. A forma de seleção depende do tipo de curso no qual o candidato deseja ingressar. As regras e orientações sobre os processos seletivos para ingresso em cursos do IFMT são divulgadas por meio do edital de abertura das inscrições.
Quais as formas de ingresso no IFMT – Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva?
Normalmente a forma de seleção para os diferentes tipos de cursos do IFMT - Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva são:
· Para cursos de qualificação profissional (FIC - Formação Inicial e Continuada) ou Educação de Jovens e Adultos (Proeja);
· Para cursos técnicos (integrados): exame de classificação (prova);
· Para cursos técnicos (concomitantes e subsequentes): análise curricular;
· Para cursos de graduação (tecnologia, licenciaturas, bacharelados): Vestibular e Sistema de Seleção Unificada (SiSU);
· Para cursos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu): prova, análise curricular, entrevistas e/ou apresentação de projetos.
O candidato pode acompanhar os períodos de inscrições pelo Calendário de Inscrições.
Posso utilizar minha nota do Enem para ingressar nos cursos superiores?
Sim, o processo seletivo para cursos de graduação do IFMT funciona por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que considera a nota do Enem do ano anterior. O IFMT possui vestibular próprio.
Quais os tipos de cursos disponíveis?
O IFMT - Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva oferece cursos na modalidade presencial e a distância. Os cursos oferecidos são todos gratuitos e estão disponíveis para consulta no sítio eletrônico https://cba.ifmt.edu.br/inicio/, nas seguintes formas de oferta: de formação inicial e continuada, cursos técnicos integrados (ensino médio + técnico no IFMT - Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva), cursos técnicos subsequentes (pra quem já tem o ensino médio), cursos de graduação, cursos de pós-graduação e cursos de qualificação profissional (cursos de curta duração). Quando as vagas estiverem abertas serão detalhadas em edital específico.
Não concluí o Ensino Médio. Posso estudar no IFMT?
Sim. Para quem não concluiu o Ensino Médio, o IFMT oferta a seguinte opção:
Cursos técnicos integrados: nesta forma de oferta o aluno faz o ensino médio e o curso técnico no IFMT ao mesmo tempo. A duração é de 3 ou 4 anos, conforme projeto pedagógico do curso. Para ingressar nos cursos técnicos integrados o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou concluí-lo até a data da matrícula.
Já sou formado. Há um processo seletivo especial para mim?
O retorno para graduado é a concessão de matrícula em curso de graduação do IFMT ao portador de diploma de curso de graduação.
Poderão se inscrever candidatos portadores de diploma de curso superior, reconhecidos pelo MEC, de qualquer instituição de ensino superior. As vagas, pré-requisitos necessários e demais regras são determinadas em edital.
O retorno de egresso para técnico é a concessão de matrícula após análise curricular em curso técnico subsequente do IFMT - Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva ao portador de diploma de curso técnico ou de graduação. As vagas, pré-requisitos necessários e demais regras são determinadas em edital.
O IFMT oferece educação a distância?
Sim, a educação a distância do IFMT oferece cursos de graduação, pós-graduação (especialização), qualificação profissional e idiomas, especialmente pensados para atender às necessidades de formação em cada área.
Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecem diploma ou certificados com o mesmo reconhecimento dos cursos presenciais.
Posso me inscrever em mais de um curso?
Depende do tipo de curso. Para cursos de qualificação profissional e pós-graduações é possível inscrever-se em mais de um curso. Para cursos técnicos ou de graduação, é possível inscrever-se em apenas um curso. A matrícula, caso aprovado, poderá ser feita em mais de um curso, desde que sejam de níveis de ensino diferentes e não haja coincidência de horários.
Sou portador de necessidades especiais, posso me inscrever em cursos do IFMT - Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva?
O IFMT - Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva oferta um percentual de suas vagas de cursos técnicos e de graduação para candidatos oriundos de escolas públicas, de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Para participar do sistema de cotas, o candidato deve fazer a opção no momento da inscrição. Entenda como funciona o Sistema de Cotas.
O IFMT - Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva oferece cotas para ações afirmativas e para estudantes de baixa renda?
O IFMT - Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva oferta um percentual de suas vagas de cursos técnicos e de graduação para candidatos oriundos de escolas públicas, de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas, conforme a Lei 12.711/2012. O candidato deve fazer a opção para participar das cotas, bem como a categoria da qual deseja participar, ao realizar a inscrição para algum processo seletivo do IFMT.
Comunidade Externa
O que é extensão?
A extensão é uma das três áreas técnicas de atuação do IFMT. Ou seja, além do ensino e da pesquisa, o IFMT promove atividades de extensão. Essas atividades são, na prática, oportunidades para que nossos estudantes e educadores dialoguem com a sociedade - para além dos muros de cada câmpus. Uma atividade de extensão tem como principal característica a intervenção em realidade externa à sala de aula, aos laboratórios e às bibliotecas.
E a minha empresa, pode participar?
Sim. O IFMT tem muitas oportunidades para empresas. Pode ser por meio de projetos de ensino (formações, qualificações, treinamentos), pesquisa (desenvolvimento de produto, estudo de solução, inovação de processos e produtos) e de extensão (projetos, programas, cursos, produtos e eventos, assessorias, consultorias e outras atividades).
Quero contratar um profissional, o IFMT - Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva pode me ajudar?
Sim. A Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias coordena o Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE). Assim, temos contato com a comunidade de profissionais formados pelo IFMT - Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva.
Ensino
O IFMT oferece bolsas de estudos?
Não. Por se tratar de uma instituição de ensino pública, os cursos são gratuitos. Porém, há benefícios para alunos de baixa renda, além de bolsas para participação em projetos de pesquisa e de extensão, por meio do Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social.
Posso usar a carteirinha de estudante do IFMT para pagar meia entrada em cinemas e eventos culturais?
Ainda não. O novo modelo de carteira estudantil está em fase de conclusão pelo Governo Federal.
O IFMT - Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva oferece oportunidades de intercâmbio para seus alunos?
Sim. O IFMT - Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva mantém o Programa de Cooperação Internacional para Estudantes, destinado a estudantes de cursos técnicos e de graduação. O Programa concede bolsas de pesquisa pelo período de três a quatro meses em instituições estrangeiras e nacionais para realização do trabalho de conclusão de curso de graduação ou projeto integrador de curso técnico.
Ouvidoria
Quem pode apresentar manifestação à Ouvidoria do IFMT?
Qualquer cidadão pode dirigir-se à Ouvidoria do IFMT para apresentar sua manifestação.
Que tipos de manifestações são recebidos pela Ouvidoria do IFMT?
· Pedido de informação relacionado às atividades do IFMT;
· Solicitação de algum serviço ao qual você não consegue acesso;
· Sugestão para o aprimoramento da prestação do serviço público;
· Elogio ou crítica a procedimentos e ações de servidores ou gestores do IFMT;
· Reclamação relacionada a falhas administrativas ou ao fornecimento do serviço público;
· Denúncia sobre irregularidades praticadas na instituição, sejam por ato ou por omissão de servidor; assédio moral ou de qualquer ordem, discriminação ou abuso de autoridade.
Em quanto tempo receberei a resposta para minha manifestação?
Você receberá por e-mail a notificação do recebimento da manifestação com número de protocolo. A resposta será dada no prazo de sete dias úteis, podendo ser prorrogado por igual período. Em casos complexos a resposta poderá exigir prazos maiores.
Preciso me identificar?
A Constituição Federal de 1988 em seu art. 5º, inciso IV proíbe o anonimato: “É livre a manifestação do pensamento sendo vedado o anonimato”. No entanto, você pode pedir que a manifestação seja tratada com sigilo.
Quais informações devem constar na manifestação?
Nome completo e e-mail. As informações como telefone e endereço são opcionais. Indicação dos dados relacionados à sua manifestação. Caso você solicite sigilo, não escreva no texto da mensagem informações que possam identificá-lo. Indicação clara do resultado que espera para a sua manifestação.
Como a Ouvidoria do IFMT pode me ajudar?
A Ouvidoria do IFMT atuará para identificar o interesse objeto da manifestação e para prestar esclarecimentos ao cidadão sobre os direitos e deveres envolvidos. Atuará sempre como facilitador para que o cidadão obtenha a informação ou tenha seu direito assegurado com base na legislação vigente.