XXII Sarau Lítero-Musical celebra dia da poesia com tema Meu caminho é “verso livre”

Publicado por: Campus Cuiabá / 26 de Março de 2024 às 12:24

Com o objetivo de sensibilizar os estudantes do Campus Cuiabá Octayde em torno da construção do agir poético, o Grupo de Estudos em Ensino de Língua e Literatura (Geelli), junto aos estudantes, promoveu no dia 25 de março a 22ª edição do Sarau Litero-Musical, no auditório do campus.

O tema escolhido para esta edição foi a liberdade, pensando sobre a juventude do século XXI. A liberdade, inspirada em Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, deu o tom ao evento: “Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”.

O objetivo do Sarau Lítero-musical – Poesia Pede Passagem é difundir o gosto pela leitura e criação literária, além de contribuir para divulgação de nossos autores regionais e nacionais e estimular as manifestações musicais. E ainda comemorar o Dia da Poesia, celebrado mundialmente em 21 de março.

Durante o evento os estudantes tiveram a oportunidade de declamar poemas de sua autoria, de poetas consagrados ou apresentar qualquer manifestação musical.

Para o estudante Lucas Vinícius, que colaborou na organização, o papel do sarau de ressaltar poemas e frases de grandes escritores literários, como Clarice Lispector, José de Alencar e entre outros, foi cumprido. “Eu gostei bastante das leituras, dos poemas e também de escutar os outros alunos lerem suas próprias obras. Foi a minha primeira vez participando, mas eu sempre tive gosto pela leitura e quando a professora nos convidou a contribuir eu não pensei duas vezes”, afirma.

Já Juliana, aluna do segundo ano do curso de informática, participar do sarau foi uma experiência muito boa. “Achei legal assistir, todo mundo tendo uma experiência divertida, tanto os que leram da internet quanto os que fizeram textos autorais, usando a criatividade. Foi bom cada um deles dividir o que eles estavam sentindo, isso faz com que as pessoas que estão assistindo também absorvam o que eles falaram”, destaca.

A professora de língua portuguesa Nadir, do Geelli, conta que o objetivo do sarau era reunir os alunos para despertar a criatividade e o lado poético. “Há todo um momento de preparação antes, desde a decoração, em que eles fazem o material para a ambientação, até poemas autorais que eles criam para apresentar aqui, ou então leem poemas de outros autores. É um momento muito espontâneo e é prazeroso observar a evolução deles durante esse processo, porque eles percebem que não precisa ser extremamente formal e, assim, perdem o medo de se expressar”, aponta.

“A edição foi um sucesso, muito produtiva, os alunos contribuíram no cerimonial. São eles que fazem o sarau acontecer! O protagonismo é do aluno, fazemos isso para instigá-los a desenvolver suas habilidades,. E eles também colaboraram fazendo os murais que foram expostos pelo campus”, finaliza Nadir.