A estudante Yasmin Vitória Souza Dias, do curso de Eletrotécnica do Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, concorre a uma das 24 cadeiras do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Se eleita, Yasmin terá a oportunidade de participar de atividades parlamentares dentro e fora de ALMT, bem como entender o funcionamento do processo democrático e o papel de um deputado na sociedade.
A votação ocorre até segunda-feira (09 de dezembro) e qualquer cidadão pode participar, basta acessar o link al.mt.gov.br/parlamento/ parlamento-jovem/candidatos e buscar por Yasmin Vitória Souza Dias, clicar em “votar”. Após isso, o sistema solicitará um cadastro rápido para logar no sistema.
Parlamento Jovem
O projeto tem como objetivo possibilitar aos alunos do ensino fundamental anos finais e ensino médio das escolas públicas e privadas a vivência do processo democrático, por meio da participação em uma jornada parlamentar com várias atividades de formação e vivência, incluindo a visitação aos poderes do Estado, formação em processo legislativo, elaboração de projeto de lei, colégio de líderes e sessão ordinária.
Neste ano, todos os estudantes dos sétimos, oitavos e nonos anos do ensino fundamental anos finais e do primeiro ano do ensino médio das escolas públicas e particulares dos municípios atendidos podem se candidatar a uma das cadeiras do Parlamento Jovem. São 24, porque esse é o atual número de parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.
Dentre as atividades dos parlamentares jovens, estão:
- Palestras sobre o funcionamento do legislativo e o papel do deputado;
- Palestras sobre os poderes do Estado e suas atribuições;
- Participar das Sessões Ordinárias e Especiais do Parlamento Jovem;
- Acompanhar ocasionalmente um deputado em suas atividades parlamentares;
- Desenvolver ao longo de seu mandato, pelo menos, um projeto de lei;
- Visitas aos órgãos públicos do Estado de Mato Grosso; e
- Visita à Brasília conhecendo a capital e as dependências do Congresso Nacional.