Volta às aulas: cerca de 5 mil alunos iniciam o ano letivo no IFMT Campus Cuiabá Octayde

Publicado por: Campus Cuiabá / 31 de Janeiro de 2024 às 11:46

A empolgação de estar no IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva é visível no rosto da estudante Juliana, do 1º ano do curso Técnico em Eventos. A segunda-feira (29 de janeiro), que marca o início do ano letivo de 2024 no campus, é também o começo de um novo ciclo na vida da aluna, que conquistou a aprovação no tão sonhado curso técnico.

Para Juliana, o primeiro dia de aula foi marcado pelo acolhimento, bate-papo e interação com os novos colegas. “O primeiro dia de aula está muito legal. Eu fiz amizade com todos os alunos do segundo ano, que já são veteranos”.

Ao ser questionada sobre o que espera para os próximos anos na instituição, ela diz que deseja que todos os outros dias sejam iguais ao primeiro, que já ficou marcado em sua vida. “Eu espero que todos os dias sejam assim, que as pessoas sejam receptivas conosco e que todos possam ter um momento maravilhoso como o primeiro dia aqui no IFMT”.

A estudante está entre os cerca de 5 mil alunos matriculados no campus no ano de 2024 e que passam a cursar o ensino técnico integrado, técnico subsequente ou superior.

De acordo com o diretor-geral Alceu Cardoso, no ano de 2024, o campus oferecerá muitas oportunidades aos ingressantes, abrangendo maior apoio técnico, além de programas de extensão, projetos de pesquisa e eventos voltados para as áreas específicas.

“Nós buscamos melhorias nos laboratórios, uma maior inclusão em apoio técnico, logístico, de modo que eles tenham prazer em estar na instituição. Esses estudantes vão estudar com apoio tecnológico e com materiais e professores de qualidade”, salienta.

O campus, que anos 80 ganhou grande destaque no estado de Mato Grosso como Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETFMT), completa, este ano, 115 anos e faz parte da formação de milhares de mato-grossenses.

Cursos Técnicos Integrados

Atualmente, o IFMT Campus Cuiabá Octayde dispõe de sete cursos técnicos integrados ao ensino médio, que abrangem as áreas de: Agrimensura, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Eventos, Informática e Secretariado.

Cada curso possui uma matriz curricular específica que garante aos alunos uma formação específica e totalmente direcionada, com habilidades diferenciadas e com capacidade de adaptação em várias áreas.

De acordo com o diretor-geral, o ensino ofertado pelo IFMT é libertador, com capacidade técnica para tomar decisões para a vida. “Além do conhecimento e da qualidade da área de atuação, esses alunos serão profissionais que sabem se relacionar com as pessoas, sabem se planejar, superar as dificuldades e que buscam soluções independente dos obstáculos”.

Cursos Técnicos Subsequentes

Como forma de proporcionar educação de qualidade a mais pessoas, o IFMT oferece, ainda, cursos técnicos subsequentes para estudantes que já concluíram o Ensino Médio e que desejam obter conhecimento específico.

Os cursos subsequentes são totalmente gratuitos e a principal forma de ingresso é por meio de processo seletivo específico do IFMT, abrangendo as seguintes áreas: Eletrotécnica, Eletrônica, Agrimensura e Edificações.

Cursos Superiores

Além do ensino técnico, o IFMT Campus Cuiabá possui 13 cursos superiores gratuitos, que podem ser ingressados por processo seletivo específico do IFMT ou pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os cursos são de Bacharelado em Secretariado Executivo, Bacharelado em Turismo, Tecnologia em Automação Industrial, Engenharia em Controle e Automação, Tecnologia em Controle de Obras, Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Geoprocessamento, Tecnologia em Sistemas para Internet, Tecnologia em Redes de Computadores, Engenharia da Computação, Licenciatura em Educação Física, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil.

Confira todas as fotos AQUI.