Visita especial: crianças conhecem laboratório de robótica do IFMT

Publicado por: Campus Cuiabá / 21 de Março de 2024 às 18:42

Qualquer pessoa ou escolas interessadas podem conhecer a iniciativa, basta agendar uma visita ao Fab Lab.

O laboratório Fab Lab recebeu hoje (21) uma visita mais que especial: a turma Infantil II, de alunos entre 4 e 5 anos de uma escola privada da capital. A visita foi acompanhada pelos monitores do IF Maker, que apresentaram os projetos desenvolvidos em impressão 3D e de robótica.

Os visitantes tiveram a oportunidade de explorar, brincar e fazer perguntas sobre todo o processo de criação no laboratório. A ideia, segundo a professora, era instigá-los nesse primeiro contato com robôs a pensar em soluções mecânicas de funcionamento.

A professora da turma, Laura Escarmanhani, contou que busca desenvolver o raciocínio lógico das crianças através da construção de problemáticas práticas. “Para isso, foram desenvolvendo a questão de solução de problemáticas, seja brinquedos que estão quebrados no parque ou um carrinho que está faltando uma roda. Também construímos um robô todo feito de caixa de papelão e eles foram desafiados a pensar como fariam com que o robô se movesse”, explica.

Ela ainda relata que os próprios alunos sugeriram as ideias. “Eles mencionaram alavanca, bateria e vários outros palpites, até que concluíram que precisariam de fios que conectassem para fazê-lo funcionar”.

Laboratório Fab Lab

O laboratório é um espaço essencial no contexto da área maker do IFMT, onde os alunos têm a oportunidade de desenvolver projetos, aprender modelagem, programação, e explorar diversas tecnologias, como impressão 3D e corte. O ambiente proporciona uma atmosfera de experimentação e descoberta, para testarem suas ideias, aprender como as coisas funcionam na prática e adquirir habilidades técnicas valiosas.

Com acesso às ferramentas e materiais necessários, os estudantes têm a liberdade de explorar sua criatividade e transformar suas ideias em realidade. Além disso, o Fab Lab oferece um ambiente colaborativo, onde os alunos podem compartilhar conhecimentos, colaborar em projetos e se inspirar.

Henrique Severino da Cunha, monitor do Fab Lab, explica que qualquer pessoa interessada pode conhecer a iniciativa. “Então, ensino médio, superior, técnico, professor, externo ou interno, quem quiser só precisa marcar horário e vir, que estará um monitor à espera para ajudar”.

Os monitores são todos estudantes dos cursos de Engenharia do campus, que demonstram como funciona toda a parte de impressão 3D e criação de modelos feitos de diversos tipos de materiais.

Sobre a visita inusitada, o monitor conta como foi surpreendente observar o interesse das crianças em aprender. “Foi a nossa primeira vez recebendo esse público e a experiência nos impactou bastante. Elas não paravam de fazer perguntas, o que nos deixou muito felizes, pois demonstraram até mais interesse do que os próprios adultos”, afirmou Henrique.