Visita à biblioteca marca início das atividades do projeto LiteraMato: leitura e escrita criativa no IFMT
Os integrantes do Projeto “LiteraMato: leitura e escrita criativa no IFMT”, do Campus Cuiabá Octayde, vivenciaram no dia 06, uma de suas etapas iniciais mais bonitas. Parte dos jovens leitores e escritores do Campus Cuiabá conheceram o acervo recebido pelo IFMT, composto por 20 títulos de obras literárias em prosa e verso escritas em Mato Grosso.
Um dos objetivos previstos no projeto é o envolvimento do jovem estudante com a literatura local, proporcionando a ele um contato mais estreito com a arte literária produzida em sua terra. A iniciativa da distribuição das obras partiu da Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Secretaria de Educação (Seduc) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
Além da aproximação identitária, uma das atividades consistirá no encontro com os escritores para estreitar o contato para além da ficção. A equipe envolvida no projeto acredita que um dos caminhos para a emancipação do jovem é sua participação ativa em atividades como a leitura e a escrita, pois é por meio do contato com outros mundos, personagens, situações e espaços que o ser humano se constitui, reconhecendo-se como indivíduo participante de um todo.
Sobre o projeto aprovado em edital interno do Campus, a equipe de professores proponentes desenvolve junto às turmas o trabalho de divulgação, realização de rodas de leitura e incentivo à escrita criativa. O projeto traz como proposta final a edição de um livro com os textos produzidos pelos estudantes.
Equipe do projeto é composta pelos professores Edsônia de Souza Oliveira Melo e Marli Terezinha Walker; pela técnica admistrativa, Verbena Florencia de Sousa; e pelos bolsistas: Natália Rodrigues de Oliveira Barros (Engenharia da Computação) e Débora Cristina dos Santos Figueiredo (Edificações) e mais 10 estudantes voluntários.