Conciliar os estudos com uma rotina intensa de treinos e competições é o desafio diário de Kethellyn, estudante-atleta do ensino superior no IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva. Com o apoio da instituição, que além fornecer ensino de qualidade, oportuniza o desenvolvimento também esportivo dos estudantes, assim Kethellyn consegue equilibrar as demandas acadêmicas enquanto desenvolve sua carreira esportiva.
Conheça a estudante Kethellyn e sua história com o atletismo!
Kethellyn Matana, 19, é estudante do curso superior de Licenciatura em Pedagogia EAD do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e atleta. Ela conta que seu interesse pelo atletismo começou ao chegar em Mato Grosso, há um ano.
Natural de Porto Alegre (RS), ela se mudou para o estado e, pouco depois, assistiu ao Troféu Brasil, uma competição de atletismo de grande destaque nacional. "Eu estava com sobrepeso quando cheguei e me apaixonei pelo esporte. Decidi começar o atletismo como uma forma de melhorar minha saúde", relata. Desde então, ela treina como corredora dos 400 metros e dos 400 metros com barreiras.
Participação no Jogos Universitários Brasileiros
Recentemente, Kethellyn foi convocada para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), um dos maiores eventos universitários da América Latina. A convocação foi recebida com emoção e tornou-se uma das experiências mais marcantes de sua vida esportiva. “Chorei de alegria ao ler o e-mail. Treinei todos os dias, de domingo a domingo, conciliando com meus estudos. Foram muitas manhãs acordando às cinco da manhã para os treinos”, relembra.
Para conseguir equilibrar os estudos e a dedicação aos treinos, Kethellyn adota técnicas como o método Pomodoro, reservando de quatro a cinco horas por dia para estudar, com breves intervalos. "Mesmo com a rotina de atleta, consigo separar de quatro a cinco horas para o curso, graças ao apoio e flexibilidade oferecidos pela modalidade EAD no IFMT."
(Federação Mato-Grossense de Esportes Universitários)
Inspiração para Novos Atletas
A atleta compartilha dicas para quem quer iniciar no esporte, reforçando a importância de conhecer e respeitar os próprios limites. "Comece com uma caminhada. Quem gosta de atletismo pode iniciar com corridas curtas e ir aumentando o tempo aos poucos. É importante escutar o corpo e entender seus próprios limites", orienta Kethellyn, incentivando as pessoas a se conectarem menos às redes sociais e mais aos esportes.
Ela se diz grata ao IFMT pelo apoio, que viabilizou sua participação no JUBS, incluindo alojamento e alimentação. A competição deste ano reuniu aproximadamente sete mil universitários de todo o Brasil, um evento que fortalece o esporte universitário no país. Kethellyn deixa uma promessa para o futuro: "Podem me esperar no JUBS 2025, porque eu estarei lá para conquistar uma medalha!"
Kethellyn é uma das estudantes que, graças ao apoio institucional, têm conseguido trilhar uma trajetória de sucesso no esporte, conciliando desafios acadêmicos com a paixão pela modalidade.