Solenidade marca posse da nova chapa do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha no IFMT

Publicado por: Campus Cuiabá / 2 de Abril de 2024 às 16:38

Foi realizada na tarde de terça-feira (2 de abril) a cerimônia oficial de posse do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha (GENP) - Chapa Revolução, eleita neste ano de 2024.

O grêmio estudantil é formado pelos e para os estudantes e proporciona oportunidades para desenvolverem habilidades sociais, culturais e políticas. O GENP tem uma história riquíssima de muitas conquistas e ações estudantis e a nova chapa promete continuar este legado que sempre teve um papel de grande importância dentro do IFMT.

Estavam presentes na cerimônia representantes da chapa, convidados egressos do Campus Cuiabá Octayde que hoje integram outros movimentos estudantis, o Diretor-Geral Alceu Cardoso e estudantes.

As atividades dos grêmios representam, para muitos jovens, os primeiros passos na vida social, cultural e política. Assim, o Grêmio Estudantil contribui, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional de grande parcela da nossa juventude.

Segundo o presidente da chapa, Paulo, a expectativa da nova gestão do GENP é que mais estudantes se unam às ações do grêmio. “Nós ficamos muito felizes com a participação dos estudantes na cerimônia de posse, mas ainda assim, não era um número muito expressivo e queremos que isso mude e mais estudantes sintam-se instigados a participar de atividades estudantis”, ressaltou.

Já o Diretor-Geral, professor Alceu Cardoso, destacou durante a cerimônia a sua alegria em receber o evento no gabinete do campus e parabenizou a chapa eleita. “A educação transforma e nós do IFMT acreditamos que o ensino vai muito além da sala de aula, queremos nossos estudantes participando ativamente de ações de protagonismo jovem”.

Assim como Leo Rondon e Matheus Ribeiros, egressos do curso de Edificações do campus e atualmente atores engajados em movimentos estudantis, que aconselharam os estudantes e relatam suas experiências pessoais. “Vocês estudantes são seres políticos e aqui vocês têm essa oportunidade de exercer seus direitos e de fiscalizar as políticas públicas e decisões que os impactam”.

Ao final, foram entregues moções de aplausos para Matheus Ribeiro, Ana Salynas e Vitória Florentino por suas atuações dentro do Grêmio Estudantil.