Sistema de Acompanhamento de Egressos é lançado durante a VII Jenpex
Foi lançado na abertura da VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - Jenpex do Campus Cuiabá Octayde, o Sistema de Acompanhamento de Egressos resultado de um projeto de pesquisa aplicada coordenado pelos servidores Nádia Cuiabano Kunze e Ed Wilson Tavares Ferreira com a participação de colaboradores e seis bolsistas.
Nesta primeira etapa de implantação, que teve início em 2021, a Plataforma mapeia os egressos que desenvolvem atividades profissionais na condição de empresários, de sócios de empresas e microempreendedores individuais (MEI), servidores públicos federais e servidores públicos estaduais no Estado do Mato Grosso.
Na segunda etapa, prevista para ocorrer em 2023, o sistema acrescentará dados da Prefeitura Municipal de Cuiabá onde será possível identificar quais ex-alunos são servidores públicos municipais ou estão na informalidade. “O sistema é dinâmico e está sendo implantado em etapas para que possamos ter segurança dos dados”, explicou o professor Ed’ Wilson.
A última etapa, prevista para 2023/24, a plataforma acrescentará dados da CLT e assim ter um alcance maior e mais seguro das informações coletadas sobre a ocupação dos egressos da Instituição. “Esse sistema é fundamental para que possamos ter conhecimento do alcance da formação profissional realizada dentro do IFMT”, destacou Alceu Cardoso, diretor Geral do Campus Cuiabá Octayde.
O Sistema é resultado do projeto de pesquisa aplicada da área da Computação, de abordagem interdisciplinar com a área da Educação. Foi desenvolvido no âmbito do Edital n. 005/2021 - Mulheres e Meninas na Computação, Engenharias e Ciências Exatas e da Terra - da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso – FAPEMAT, e dos Editais 50/2021 e 51/2021 do IFMT.
Além dos coordenadores, o projeto conta com a participação dos servidores Graziano Farias de Souza e Lilian Maria Gonçalves além de alunos pesquisadores do Laboratório de Pesquisas Especiais – LAPES do Campus Cuiabá Cel. Octayde.