Servidoras do IFMT são coautoras de e-book sobre tecnologias e educação básica

Publicado por: Campus Cuiabá / 12 de Setembro de 2024 às 09:12

As servidoras do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Larissa Mendes Medeiros Taques (Campus Várzea Grande), Caroline Martins Ojeda (Reitoria) e Carine Rodrigues da Costa (Campus Barra do Garças) são coautoras de quatro e-books da coleção “Tecnologias e Educação Básica”.

Os livros digitais foram publicados pelo Centro Editorial e Gráfico (Cegraf) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e abordam reflexões sobre a educação e as tecnologias na sociedade contemporânea.

As três são doutorandas em Educação e participam do Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI), firmado entre a UFG e o IFMT (PCI UFG/IFMT).

A coordenadora local do Doutorado em Educação da PCI UFG/IFMT, Nádia Kunze, enfatiza sobre a importância de a comunidade do IFMT conhecer essa coletânea de e-books. “Favorece a ampliação das nossas reflexões, enquanto educadores, acerca das tecnologias na educação, na escola, nas práticas docentes, enfim, em todos os processos educativos.”

São organizadoras dos e-books as professoras Daniela da Costa Britto Pereira Lima e Rosemara Perpétua Lopes, da UFG.

A coletânea

Larissa é coautora do volume I “Democracia, e-cidadania e tecnologias na educação”, que propõe uma imersão nos desafios inerentes à integração da tecnologia no contexto educacional. O trabalho explora o conceito de tecnologia, delineando suas dimensões e implicações no ambiente pedagógico.

Além disso, destaca a abordagem voltada à formação de competências sociais, enfatizando a importância da interação, colaboração e comunicação na era digital para a construção da e-cidadania.

Leia o volume I do e-book.

O volume II, com tema “Formação continuada de professores para apropriação crítico-reflexiva de tecnologias na educação básica”, aborda a formação docente para uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação básica, as possibilidades no âmbito da formação continuada de professores com o uso de tecnologias e materiais formativos e estratégias voltados a promover a formação docente crítico-reflexiva.

Confira aqui o volume II.

Com o tema “Plataformas digitais e trabalho docente”, o volume III, de coautoria da servidora Caroline, trata do fenômeno da “plataformização” vivenciado nas instituições de ensino atualmente.

Veja o volume III.

Já o volume IV, de coautoria da servidora Carine, tem como tema “Conectando saberes: a integração de recursos didáticos digitais nos processos educacionais” fala da educação e dos recursos educacionais abertos, das práticas inclusivas e do uso consciente e autônomo de tecnologias na educação.

Saiba mais sobre o volume IV aqui.