Servidora do IFMT e auditor do MS publicam livro sobre mapeamento e diagnóstico de ambientes de pesquisa

Publicado por: Campus Cuiabá / 30 de Julho de 2024 às 09:18

A servidora do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva Raquel Maria Mallezan e o auditor do Estado do Mato Grosso do Sul Thiago Augusto de Oliveira Marinho Ferreira publicaram com a Atena Editora a versão digital da obra “Oficinas de Ideias: mapeamento e diagnóstico dos ambientes de pesquisa do IFMT - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva”.

A publicação, que é fruto da pesquisa científica coordenada pelo auditor, durante o período em que foi servidor do IFMT, responde os questionamentos em torno dos ambientes de pesquisa do campus.

No trabalho é apresentado um estudo de caso, utilizando uma abordagem quantitativa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios para mapear e diagnosticar os ambientes de pesquisa da instituição, cujos resultados são apresentados no livro a partir de seis artigos.

No primeiro artigo, o auditor busca demonstrar a importância da relação entre ambientes de pesquisa e popularização da ciência. Já os demais artigos expuseram os principais achados do estudo desenvolvido.

De acordo com Raquel, que ficou responsável pela idealização do tema, o projeto tem grande importância para a comunidade acadêmica, tendo em vista que o estabelecimento de ambientes de pesquisa que viabilizem a produção científica e tecnológica são de suma importância para permitir o avanço na geração e popularização do conhecimento.

“Sistematizar e consolidar as informações sobre os inúmeros ambientes de pesquisa que o campus possui poderá auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para contribuir com a melhoria desses espaços, destas verdadeiras oficinas de ideias".

O auditor explica que, embora a pesquisa tenha adotado por referencial o IFMT Campus Cuiabá Octayde, os objetivos traçados e a metodologia empregada admitem ser replicados em outros órgãos.

“O seu passo a passo pode ser reproduzido aqui no Estado, podendo, inclusive, ser, oportunamente, objeto de recomendação em auditorias futuras, principalmente porque o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas de qualidade está intimamente ligado a uma infraestrutura de pesquisa igualmente de qualidade, o que tem levado diversos países que investem pesado em pesquisa e desenvolvimento a organizar grandes esforços para mapear e diagnosticar os seus ambientes de pesquisa”, afirma.

Outro ponto destacado pelo auditor sobre o trabalho desenvolvido foi o protagonismo dos estudantes do campus para a consecução de seus resultados. Isso porque a pesquisa contou com a participação de 10 estudantes do ensino médio integrado e oito estudantes de graduação - duas bolsistas e 16 voluntários -, que também são coautores de cada um dos capítulos do livro.

“Essa participação ativa dos estudantes possibilitou, inclusive, a aprovação e apresentação dos resultados da pesquisa em evento internacional, o WORKIF 2023, algo que também pode ser repetido no Mato Grosso do Sul”, finaliza.

O e-book encontra-se disponível no site da Atena Editora, clique AQUI e confira!