O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
início do conteúdo

Semana de Turismo 2024 reflete diversidade cultural de Mato Grosso

Publicado por: Campus Cuiabá / 7 de Novembro de 2024 às 16:35

Nos dias 4 e 5 de novembro, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) sediou a Semana de Turismo 2024, com o tema "Viajando pela Ancestralidade: Rumo aos Horizontes Culturais Mato-Grossenses". O evento, tradicionalmente realizado em homenagem ao Dia do Turismólogo, celebrado em 27 de setembro, teve como principal objetivo discutir a conexão entre turismo e ancestralidade no estado.

O patrimônio cultural de Mato Grosso, composto por influências indígenas, africanas e coloniais, foi o centro das discussões durante o evento. A proposta foi explorar como essas culturas podem enriquecer as experiências turísticas nas comunidades tradicionais do estado, abordando também o turismo como ferramenta para promover práticas sustentáveis, intercâmbio cultural e visibilidade para essas populações.

(Semana de Turismo 2024, dia 4 de novembro)

Na mesa-redonda de abertura, representantes de comunidades tradicionais de Mato Grosso compartilharam suas práticas de turismo sustentável. Além disso, foram oferecidos minicursos sobre temas como arqueologia em Mato Grosso, cartografia social e etnoturismo, focando nas ancestralidades presentes na região.

A professora Alini Nunes de Oliveira, do IFMT, destacou a importância do tema dentro do contexto de políticas públicas voltadas para as comunidades quilombolas e indígenas e o fortalecimento do ecoturismo. “O evento é uma oportunidade de discutir o papel do turismo nas comunidades tradicionais e nas políticas públicas que envolvem esse setor”, afirmou.

O grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó também participou do evento com uma apresentação cultural. O Cururu é uma manifestação tradicional que mistura música, dança e poesia improvisada, muito presente na região Centro-Oeste do Brasil.

Estudantes também marcaram presença no evento, como Jessica Botelho, do curso de Secretariado Executivo, que se mostrou interessada em aprender mais sobre as culturas indígenas. Já Natalia Mab, estudante do curso de Turismo, participou da recepção do evento e colaborou na divulgação, ressaltando o envolvimento dos alunos na organização.

A Semana de Turismo 2024 buscou promover o diálogo sobre a relação entre turismo e ancestralidade, trazendo à tona a importância das comunidades tradicionais no turismo e a sustentabilidade na exploração cultural do estado. No dia 5 de novembro foram ministrados os minicursos: Etnoturismo e cartografia social e Construindo Roteiros Etnoturísticos em Cuiabá e Mato Grosso - A Rota da Ancestralidade e Arqueologia e Turismo em Mato Grosso: Potencialidades e Desafios para a implementação da atividade.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.