Edital contemplará atividades com e sem financiamento, dos campi e da Reitoria.
Servidores que já realizam ou pretendem iniciar projetos voltados à melhoria da qualidade de vida no trabalho e promoção à saúde podem submeter as inscrições pelo Suap, até 4/3. Os projetos deverão propor soluções voltadas para a criação de um ambiente organizacional que promova o bem-estar individual e coletivo, valorizando os servidores e prevenindo riscos à saúde e à segurança.
Conforme o edital 13/2025, as ações devem ter caráter educativo e de intervenção, e precisam contemplar um dos seis eixos temáticos Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do IFMT: Saúde Integral (que abrange os aspectos da saúde física, mental e social); Estilo de Vida; Desenvolvimento Pessoal; Política Organizacional; Educação Ambiental e Comunicação.
As propostas serão classificadas em duas opções: sem financiamento via edital, sendo as que não necessitam de recursos financeiros do edital ou utilizem financiamento próprio do campus. Essas serão avaliadas e validadas para a execução, após análise da comissão e não há limite de quantidade por campus.
No caso das propostas que necessitam de financiamento pelo edital, serão selecionadas até três por campus, sendo cada uma no valor de até R$ R$15.000,00 (quinze mil reais). Caso haja mais de três propostas por campus, a comissão fará a seleção e classificação dos projetos com base nos critérios definidos no edital.
Dos critérios para a seleção
A elaboração dos projetos deve estar pautada no Diagnóstico de Qualidade de Vida realizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Pró-Pessoas), ou em outro diagnóstico realizado no campus, incluindo, dentre as possibilidades, observação no cotidiano, entrevista com gestores, pesquisa com servidores e colaboradores. O projeto que não contiver o diagnóstico prévio poderá ser invalidado pelos avaliadores.
As atividades deverão ser planejadas para sete meses de execução, recomendando-se que as ações sejam realizadas prioritariamente nos períodos de maior índice de servidores em atividades laborais, sendo eles de abril a junho de 2025 e de agosto a novembro de 2025.
Cada proposta deverá ter no mínimo dois participantes, sendo um deles, obrigatoriamente, o coordenador do projeto que precisa estar em atividade e em exercício na unidade proponente, no prazo previsto para realização das ações. O coordenador do projeto será responsável pela submissão da proposta, de acordo com o passo a passo disponível no edital.
Confira todas as informações na página da seleção.