Projeto de pesquisa viabiliza instalação de bancos e mesas de concreto em áreas comuns do campus e melhora espaços de convivência dos alunos

Publicado por: Campus Cuiabá / 26 de Março de 2019 às 12:13

O projeto de pesquisa coordenado pela professora Juzélia Santos no Departamento de Construção Civil – DACC do Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, que estuda há 10 anos o reaproveitamento de Resíduos de Construção Civil instalou em áreas comuns do campus três conjuntos de mesa e bancos de concreto com o objetivo de testar o resultado do experimento e servir de espaço de convivência dos alunos.

O projeto que faz parte de um conjunto de pesquisas sobre Concreto e Argamassa, foi desenvolvido em pelos alunos do curso de Tecnologia em Controle de Obras Jance Lopes, Matheus Ferreira e Vlademir Ribeiro. No trabalho de pesquisa do aluno Jance Lopes foram utilizados resíduos de cerâmica vermelha, Na pesquisa do aluno Matheus Ferreira, resíduos de louça sanitária com pigmento verde e no trabalho do aluno Vademir Vieira, resíduos de construção civil com pigmento azul.

Os três projetos passaram por várias etapas durante as aulas experimentais realizadas nos laboratórios de Materiais de Construção do DACC para produção de Artefatos de Cimento os quais serão aplicados em pisos, calçadas, bancos e mesas das áreas comuns do Campus. “O objetivo é investigar o desempenho desses artefatos ao longo do tempo, estando exposto ao meio ambiente e às condições de uso pela comunidade acadêmica”. Explica a professor Juzélia Santos.

O projeto de instalação dos bancos e mesas contou com a colaboração e desempenho do casal Lucimara Nepomuceno e Carlos Nepomuceno, também alunos do curso de Tecnologia em Controle de Obras,  que abraçaram o projeto e contribuiram para sua execução  e no desenvolvimento dos TCC de cada aluno.