Programa IFMT Júnior lança edital para seleção de 05 projetos de extensão

Publicado por: Reitoria / 16 de Outubro de 2024 às 16:09

Até o dia 30 de outubro, segue o prazo para as submissões de projetos para o Programa IFMT Júnior - Apoio às Empresas Juniores, que visa incentivar e estimular a capacidade empreendedora dos discentes do IFMT, contribuir para a formação de profissionais mais qualificados para o mundo do trabalho e fomentar o empreendedorismo no IFMT para o desenvolvimento local e regional.

O Processo Seletivo trata da seleção interna de 05 projetos de extensão de Acompanhamento e Orientação de Empresa Júnior a serem desenvolvidos por docentes, técnico-administrativos e alunos do IFMT.

Cada projeto de extensão selecionado terá direito a 5 bolsas mensais na modalidade de beneficiário Estudante, no valor total de R$350,00 e 1 bolsa mensal para o professor orientador no valor de R$600,00.

Para participar;

Servidores docentes e técnicos-administrativos poderão coordenar projetos de extensão, receber bolsas mensais de incentivo, taxa de bancada para executar o projeto, desde que comprovado conhecimento necessário à execução do projeto ou programa.

Os servidores que recebem bolsas mensais de incentivo deverão desenvolver suas atividades extensionistas fora de sua jornada regular de trabalho. Os Diretores/Coordenadores de Extensão poderão concorrer neste Edital desde que não sejam pré-avaliadores e membros da comissão de seleção de projetos.

Os discentes bolsistas a serem selecionados deverão estar regularmente matriculados em cursos superiores de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia) dos Campi do IFMT. Ser membros ativos e atuantes de Empresa Júnior do IFMT que esteja regularmente qualificada, de acordo com Capítulo IV do Regulamento do Programa IFMT Júnior.

Os alunos que estiverem recebendo bolsa de qualquer natureza custeada pelo IFMT, ou outras instituições, poderão participar dos projetos como voluntários, mas não farão jus à bolsa de extensão. Na relação de compromisso entre o IFMT e o discente, o bolsista não terá a sua função caracterizada como cargo ou emprego, não gerando vínculo empregatício de qualquer natureza e, consequentemente, não tendo validade para contagem de tempo de serviço.

Os outros critérios, tanto para servidores, como para estudantes, para a participação neste Processo Seletivo, estão citados e detalhados no Edital 151/2024.

Submissão das propostas

A submissão das propostas deve ser até 30 de outubro de 2024, exclusivamente, pelo SUAP – Módulo Extensão, disponível em https://suap.ifmt.edu.br. A Estrutura e Submissão da proposta no SUAP Módulo Extensão deve ser realizada conforme disposto no Anexo I do Edital 151/2024.

O projeto de extensão deverá ter, pelo menos, 1 professor orientador e no mínimo 1 e no máximo 5 estudantes bolsistas, os quais serão selecionados pela própria Empresa de Juniores (EJ) para a composição da equipe. O projeto de extensão poderá ter servidores, colaboradores e estudantes voluntários na sua equipe executora, conforme necessidade do projeto.

Recursos orçamentários e financeiros

O projeto de extensão selecionado, individualmente, terá direito a 5 bolsas mensais na modalidade de beneficiário Estudante, no valor total de R$350,00, 1 bolsa mensal para o professor orientador no valor de R$600,00 e taxa de bancada no valor de R$3.000,00 para itens de custeio.

O valor da bolsa dos estudantes de R$350,00 reais refere-se a carga horária de 10h. Caso haja um número menor de estudantes bolsistas por projeto, o valor da bolsa poderá ser maior, de acordo com a carga horária de dedicação, podendo ao estudante receber R$700,00 caso tenha dedicação de 20hs semanais.

A bolsa do estudante de nível superior será disponibilizada mensalmente, por até 06 meses, no período de abril a setembro de 2025 ou até o término das atividades, em caso de prorrogação justificada e homologada pela Ativa Incubadora.

Para a efetivação do pagamento da bolsa do estudante, o coordenador do projeto deverá validar a frequência e atividades diárias registradas pelo estudante.

Os servidores e colaboradores voluntários não receberão bolsas de extensão e atuarão como voluntários, tendo pleno direito ao recebimento de certificados expedidos pelo SUAP Módulo Extensão.

Análise e julgamento das propostas

Os Projetos serão pré-avaliados pela Ativa Incubadora, seguindo critérios de caráter eliminatório, ou seja, o não atendimento a quaisquer dos critérios resulta na desclassificação da proposta, os critérios de pré-avaliação estão descritos no  Edital 151/2024.

A seleção dos projetos realizada pela comissão avaliadora ocorrerá entre os dias 05 e 18 de novembro de 2024. Enquanto que, a divulgação do resultado preliminar está previsto para ocorrer no dia 19 de novembro de 2024.

Dúvidas quanto a inserção dos dados no SUAP podem ser sanadas por meios dos tutoriais em vídeo, gravados e disponibilizados pela Pró-reitoria de Extensão, no link: https://proex.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/tutoriais-suapmodulo-extensao/.

O Edital 151/2024 pode ser encontrado no site institucional da PROEX https://proex.ifmt.edu.br e https://suap.ifmt.edu.br/projetos/editais/.