Professora do Campus Cuiabá Octayde é homenageada no aniversário de 80 anos do Campus São Vicente
A professora do Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, Claudia Nehme, foi homenageada nas comemorações do aniversário de 80 anos do campus São Vicente, realizado na última segunda feira, 17. Cláudia recebeu a homenagem por ter participado da implantação e ter sido a sido a primeira chefe do Núcleo Avançado de Jaciara entre 2010 e 2011.
“Iniciei minha história no IFMT - Campus São Vicente em abril 2009, com o grande desafio de montar o Núcleo Avançado de Jaciara, atendendo ao entusiasmo do professor Leone Covari, na época, diretor geral do Campus São Vicente. A ideia era atender a comunidade do Vale do São Lourenço, que envolve os municípios Jaciara, Dom Aquino, São Pedro da Cipa e Juscimeira”, contou a docente.
Atualmente, a unidade de Jaciara do Campus São Vicente é um Centro de Referência e oferta os cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Técnico em Meio Ambiente. “Aceitei o desafio e iniciamos, eu e o professor Gabriel Joerke, uma etapa diferente de tudo aquilo que eu havia vivenciado profissionalmente”, relata Cláudia.
A docente conta ainda que a primeira iniciativa foi procurar o prefeito Maxi Russi, hoje deputado estadual, e o secretário de Educação, Emerson Guimarães, para apresentar a proposta de um curso superior no município. Em seguida, foi escrito o Projeto Pedagógico. “Graças a parceria significativa da prefeitura municipal, foi aberto em janeiro de 2010 o Núcleo, com o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, atendendo 40 alunos no período vespertino e 40 no período noturno”, narra.
Durante a cerimônia Cláudia destacou que para que a implantação desse certo era preciso uma equipe extremamente comprometida e disposta a mudar vidas com a educação pública, gratuita e de qualidade. “Foi então que percebemos que poderíamos mudar muitas vidas, e mudamos”, comemorou.
No discurso, a professora agradeceu e estendeu a homenagem ao professor Leone Covari, incentivador da implantação, e às pessoas que colaboraram para que o Centro de Referência de Jaciara se consolidasse como uma unidade do IFMT São Vicente no município. “Foi o trabalho mais gratificante que já realizei até o presente momento da minha carreira. A todos que participaram comigo, a minha gratidão”, finalizou.