início do conteúdo

Professor do IFMT utiliza games para ensinar lógica de programação a estudantes do Ensino Médio

Publicado por: Campus Cuiabá / 16 de Setembro de 2024 às 11:39

Desenvolver jogos digitais como método dinâmico de ensinar lógica de programação. Essa foi a proposta do professor Alexandre Torrezam com a 1ª Mostra de Jogos Digitais do Ensino Médio em Informática, realizada na última sexta-feira (13 de setembro), na Sala de Projeções do campus Cuiabá Octayde do IFMT.

A atividade, que tinha tema livre, explorou a ludicidade, a criatividade, a habilidade de solução de problemas e a oratória dos participantes. “A lógica não serve só para o computador, ela serve para qualquer coisa. Esses elementos foram requeridos aqui”, analisa o professor.

A ideia de realizar uma aula dinâmica surgiu de forma espontânea e sem tanta perspectiva, segundo o professor. “A ideia, na verdade, era ser diferente, sair de sala aula, porque o algoritmo pode ser muito intelectual e o negócio fica muito lá na cabeça. Então, trazer para cá já mudaria, mas, como a turma é numerosa, meio que virou um evento.”

Enquanto observavam os jogos desenvolvidos pelos grupos, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio conseguiam analisar possíveis soluções para os seus próprios jogos, o que despertou o interesse coletivo. 

Animados com a proposta da aula, os estudantes Arthur França, Emanuel Júnior, Augusto Armand, Daniel de Andrade e Guilherme Salim desenvolveram um jogo digital sobre a guerra entre os impérios Bizantino e Otomano.

“Acho que não tem nenhum [jogo] parecido. Trouxemos o que aconteceu na história, que foi um grande cerco na cidade de Constantinopla. Ela foi cercada pelo Império Otomano e, depois, invadida. Essa foi a história que a gente se inspirou, com algumas adaptações para deixar mais apropriada para o nosso jogo”, explica Arthur. 

Empenhado com a aula, o grupo preparou um vídeo no estilo stop motion para apresentar o jogo digital. “Eu acho que o momento mais desafiador foi introduzir os gráficos, porque a gente pensou alto. É incrível, porque [a aula] é totalmente diferente, e a gente nunca teve isso em nossa vida inteira. Então, é uma coisa desafiadora, que dá um nervoso na barriga”, analisa Emanuel.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT