Professor do Campus Cuiabá Octayde é selecionado para trabalhar na atualização do curriculum do programa da Setec/MEC EnergIFe
O professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Automação (DEAA) do Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, Bernanci Almeida, foi selecionado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) para compor a comissão responsável por atualizar e ampliar o curriculum de formação do Programa EnergIFe.
Lançado em 2017, o Programa EnergIFe tem como objetivo introduzir a cultura das energias renováveis e eficiência energética na Rede Federal, por meio de cinco linhas de ação: infraestrutura, educação profissional, P&D, gestão e disseminação de informações.
No âmbito do programa, docentes da Rede Federal foram capacitados e formaram grupos de trabalho, que elaboraram currículos nas áreas específicas de energia eólica, energia solar, biogás e eficiência energética. Esses currículos servem atualmente como base para a estruturação dos novos cursos em todo o país.
Nesta fase do programa os docentes selecionados farão a atualização dos itinerários formativos das seguintes áreas: armazenamento, biogás, eficiência energética, energia eólica, fotovoltaica e mobilidade elétrica. Bernanci concorreu com outros dez professores para atuar na área temática: fotovoltaica.
O programa EnergIFe é resultado de uma parceria entre o Brasil e Alemanha e envolve mais de 20 instituições da Rede Federal, o Campus Cuiabá, o Campus Pontes e Lacerda e o campus Sinop fazem parte dessas instituições que ofertam desde 2019 o curso de Instalador de Placas Solares em parceria com o Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindernegia-MT).
O campus Cuiabá já formou no curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaico) 200 alunos. A qualificação atende ao setor de energia solar que gerou mais de 420 mil novos empregos no Brasil e está em constante crescimento. Em Mato Grosso somente 1,2% das residências contam com energia solar.
Para o professor Bernanci a seleção representa o reconhecimento dos esforços que o Campus tem feito para melhorar a qualidade do ensino que oferta. “Os professores do Campus estão sempre buscando atualizar seus conhecimentos para melhor servir a sociedade, essa aprovação é um reconhecimento desse esforço”, afirmou Bernanci.