Primeira defesa de TCC do curso de Engenharia Elétrica do Campus Octayde

Publicado por: Campus Cuiabá / 6 de Setembro de 2024 às 16:56

A segunda-feira (02 de setembro) foi histórica no IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva com a apresentação do primeiro Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)  do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do campus por Lucas Maroto Grigorio Alves. Ele obteve aprovação da banca avaliadora composta pelo orientador, professor André Luiz Amorim da Fonseca, e pelos membros, professores Ruan Carlos Ramos da Silva e Raul Vitor Arantes Monteiro.

O trabalho aborda o "Comparativo de metodologias de modelagens de projeto e sistema de proteção de uma usina fotovoltaica: um estudo de caso". A escolha do tema se deu a partir do contato contínuo do acadêmico com a proteção de sistemas elétricos em sua trajetória profissional.

Lucas é pesquisador voluntário do “Projeto IF Agenda 2030 – O campus Cuiabá na comunidade” e passou a estudar os sistemas de proteção de energia elétrica, que são fundamentais para preservar vidas, equipamentos e sistemas elétricos. Por essa razão, decidiu abordar em seu trabalho a usina fotovoltaica do Hotel Fazenda Mato Grosso, projeto elaborado pela empresa de engenharia em que  trabalha.

"Ao analisar diversos estudos de proteção e seletividade, identifiquei que, em alguns casos, esses estudos não refletiam a realidade. Com isso, surgiu o interesse em investigar as diferenças de precisão nas simulações necessárias para a elaboração desse tipo de estudo", afirma o acadêmico.

“Verificamos que as usinas fotovoltaicas, muitas vezes, não são modeladas de maneira correta e isso pode levar ao mal funcionamento da proteção, que não seria sensibilizada e poderia ocasionar danos à vida e ao patrimônio, ainda mais em um hotel”, explica o orientador André da Fonseca.

Além disso, foi feito um comparativo de modelagens usando o projeto com a metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção) em relação ao uso do Desenho Auxiliado por Computador  e o estudo de proteção de um sistema simplificado, de forma mais precisa e realista.

“Os resultados mostram que o estudo de proteção garante melhores resultados na precisão de atuação e na economia de materiais elétricos”, analisa o orientador.

Os desafios

De acordo com Lucas, a parte mais desafiadora durante o processo de produção do TCC foi ter que conciliar o trabalho com as disciplinas da graduação e a escrita da pesquisa, mas ele garante que é possível. Além disso, o acadêmico se diz muito feliz por ser o primeiro do curso a apresentar o TCC.

“É um misto de satisfação e gratidão. Satisfação por poder, de alguma forma, contribuir com a história do curso de Engenharia Elétrica no IFMT Campus Cuiabá e gratidão a todos aqueles que contribuíram para que este momento fosse possível, em especial, ao meu orientador”, afirma.

O IFMT

A instituição foi essencial no processo de formação e no desenvolvimento do estudante. Isso porque a oferta do curso no período noturno possibilitou uma nova chance para quem não tem condições de realizar uma graduação em tempo integral.

“O IFMT dá a oportunidade de se desenvolver acadêmica e profissionalmente. E isso se aplica também a mim. Se não houvesse a oferta do curso no formato em que é ofertado hoje, provavelmente eu não estaria vivenciando esse momento. Ademais, posso afirmar que a experiência de ser estudante de graduação aqui no IFMT é desafiadora, mas acima de tudo, gratificante.”