Ao final de uma semana de intensas competições, muita adrenalina e suor nos campos e quadras, o resultado positivo da prática esportiva na vida e formação dos estudantes ultrapassa as medalhas conquistadas. A avaliação é da psicóloga do campus Primavera do Leste, Dilce Cervieri. Para ela, a participação em competições e modalidades esportivas pode contribuir, em muitos aspectos, para o desenvolvimento e integração do jovem.
“Há um fortalecimento da rede de apoio emocional e afetivo e a maioria deles relata que, quando fazem parte de uma equipe, sentem-se importantes e valorizados. É o ‘senso de pertencimento’. Na maioria das vezes há uma melhora na autoestima e na autoconfiança desse menino ou menina”, argumentou Dilce.
A psicóloga apontou, ainda, o desenvolvimento de valores importantes para a vida adulta. “O esporte acaba contribuindo em aspectos relacionados à aceitação de regras e limites impostos pelas competições; à disciplina necessária para ter um bom desempenho; à tolerância às frustrações quando o resultado não é o esperado; à empatia necessária para acolher o colega; e ao fortalecimento da resiliência, quando ele aprende a superar as dificuldades que encontra”, observou.
E lembrou estudos que mostram que o envolvimento de jovens em projetos esportivos, culturais e de lazer aumenta os fatores de proteção e reduz o risco do jovem se envolver em situações de violência e vulnerabilidade social.
Reunindo 1,3 mil atletas de 19 campi, competindo em 11 modalidades esportivas, os 5º JIFMT se encerram nesta sexta-feira (25), em Primavera do Leste.