PPGEn do Campus Cuiabá realiza aula de campo no Núcleo Avançado do Pantanal
Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino PPGEn do Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva realizaram em setembro uma viagem de campo ao Núcleo Avançado do Pantanal com o objetivo de conhecer o núcleo e estabelecer no local uma base de pesquisa para os mestrandos.
Veja abaixo o relato o coordenador do PPGEn professor Geison Jader Melo, sobre a visita e confira as fotos.
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Mestrado em Ensino PPGEn integra Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação Ambiental em aula de campo Núcleo Avançado do Pantanal IFMT (Poconé-MT)
Aliando pesquisa e extensão comunitária, ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro a 5ª Aula de Campo (desde 2016) no NÚCLEO AVANÇADO DO PANTANAL - NAPAN/POCONÉ/MT, pertencente ao IFMT - Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva. As aulas/curso de campo são realizadas com o objetivo de tornar o núcleo uma base de pesquisa para a produção científica que vem sendo gestada dentro do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGen/IFMT/UNIC. A proposta é idealizada, não apenas para realizar visitas ao território para conhecer o Rio Bento Gomes (que faz divisa com o NAPAN) e o pantanal mato-grossense. Mas, sobretudo, as aulas/curso de campo visam à integração com o espaço institucional, havendo aulas presenciais (e de campo) no núcleo sobre as diversas áreas do conhecimento. Aliando desde a graduação até a pós-graduação em sintonia com as três linhas do Programa de Mestrado em Ensino - PPGEn/IFMT (Ensino de Linguagens e seus códigos; Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar; Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas tecnologias).
Os discentes da Licenciatura em Ciências da Natureza - habilitação em biologia e Ciências da Natureza do Centro de Referência de Jaciara/SVC/IFMT foram partícipes das três primeiras aulas de campo, aliando: biologia, ecologia, educação ambiental no intuito de aproximar os pesquisadores do programa com a graduação, lócus de pesquisa também. Assim, como a turma do mestrado (2016) já teve a disciplina de Educação Ambiental Escolar, a última Disciplina (turma 2017) foi de: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente sob Coordenação do Prof. Dr. Geison Jader Melo e contou com a colaboração do Prof. Dr. Ronaldo E. Feitoza Senra. A disciplina iniciou numa perspectiva multirreferencial (ou transdisciplinar) juntamente com a Linha 1: Ensino de Linguagens e seus códigos, sob coordenação do Prof. Dr Serafim Bertoloni e colaboração da Profª Drª Ruth Albernaz (artista matogrossense) assistindo a defesa da dissertação de Rosana Roriz (orientada pela Profª Drª Imara Pizzato Quadros) que versava sobre o saber-fazer da Cadeira de Urubamba (artesanato típico da região do NAPAN) e a relação com o ensino. Após a defesa houve a ida a Exposição de arte de Vitória Basaia e Bispo do Rosário para se pensar a sociedade na atualidade e a relação com a sociedade e o ambiente.
Após imersões artísticas e conceituais sobre as dimensões da sustentabilidade, nos dias 14 e 15 embarcamos na “Pedagogia do Aquário” (Quadros, 2016) observando as mudanças na paisagem do centro da capital para o interior (Poconé/MT). Nesta cidade pequena iríamos perceber as questões relacionadas à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Nossa surpresa foi emergir na cultura Poconeana e visitar dois locais típicos: Centro Cultural e a Casa da Vovó Bem, no qual foi possível ver: 1) a cultura local (Dança dos Mascarados, Cavalhada, etc); 2) a biodiversidade (Cumbaru que é uma castanha de alto valor nutricional, bichos e o ecossistema do pantanal); 3) a evolução tecnológica por meio dos artefatos antigos (rádios, TVs, lamparinas, máquinas de escrever, bacias de banho, agulhas de farmácia de vidro, etc.) e também algumas tecnologias perversas como as palmatórias e os grilhões da época da escravidão. Demonstrando que o bom ou mau uso das tecnologias quem faz é o nosso modelo de sociedade e que segundo Áthico Chassot (2010) no seu livro: “Alfabetização científica” é preciso ler o mundo a nossa volta para compreendermos que a ciência, a evolução tecnológica só faz sentido se fizermos que nossos discentes compreendam que “é preciso transformar o mundo e transformá-lo para melhor”. Após esta imersão, todos discentes sistematizaram os conceitos abordados com as suas respectivas pesquisas em andamento e o NAPAN/IFMT foi fundamental para proporcionar tais aprendizados. Agradecemos imensamente: a toda equipe diretiva do Campus Cuiabá, DPIEX, Setor de Transporte. A Soenil Sales (mestranda PPGen/IFMT); A Marilda, o Músico e dançante Vicente Lídio, o Mestre João Benedito (Centro Cultural de Poconé/MT. Av. Aníbal de Tolêdo, 1753 - Centro - Centro, Poconé - MT, 78175-000; (65) 3345- 1575); a Vovó Bem (Cantinho da Vovó Bem, Site:https://www.facebook.com/profile.php?id=100012965107278 ; Email para divulgação: cantinhodavovobem@gmail.com; Telefone para divulgação: (65) 99955-4352).
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