O artigo, desenvolvido pelos servidores do Campus Cuiabá, foi aprovado na 17ª International Conference on Computer Supported Education (CSEDU 2025)
O IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva celebra mais uma conquista acadêmica. O artigo “Unplugged Memory: a report of an unplugged activity in High School Education with a Technical Specialization in Brazil”, desenvolvido por pesquisadores do campus, foi aprovado para apresentação na 17ª International Conference on Computer Supported Education (CSEDU 2025) e concorre ao prêmio Best Poster Award.
O trabalho, assinado pelos autores Pedro Clarindo da Silva Neto, Arthur Octavio Confessor, Suellen Lages, João Paulo Delgado Preti, Tiago de Almeida Lacerda e Thiessa Esteves Leite, apresenta uma experiência de ensino com Computação Desplugada, aplicada no curso Técnico Integrado em Informática.
A pesquisa aborda estratégias pedagógicas para facilitar o ensino de conceitos complexos de programação, utilizando atividades lúdicas e interativas.
Reconhecimento internacional
A CSEDU é um dos principais eventos internacionais voltados para a Educação em Computação e reúne pesquisadores de diversas partes do mundo para debater inovações e desafios na área.
A indicação ao prêmio Best Poster Award foi baseada na avaliação dos revisores, que destacaram a relevância da pesquisa e sua contribuição para o ensino de computação em contextos educacionais.
Segundo o comunicado oficial da organização do evento, o artigo está entre os finalistas e concorre ao prêmio que será anunciado na cerimônia de encerramento do CSEDU 2025, no dia 3 de abril de 2025. Para garantir a elegibilidade ao prêmio, um dos autores deverá apresentar o trabalho durante o evento e participar da sessão de premiação.
"O IFMT reforça seu compromisso com a inovação no ensino e a pesquisa aplicada à Educação Profissional e Tecnológica, incentivando a participação de seus pesquisadores em eventos de alto nível acadêmico", afirma o autor Pedro Clarindo.
Impacto e inovação
A proposta apresentada no artigo se alinha com os desafios enfrentados pelo ensino de programação no ensino médio técnico no Brasil. Com base em abordagens de pensamento computacional, os autores implementaram dinâmicas de aprendizado baseadas em jogos e atividades práticas, buscando tornar a disciplina mais acessível e atrativa aos estudantes.