Pesquisadores do IFMT apresentam Trabalho Científico no maior evento de TI da América Latina

Publicado por: Campus Cuiabá / 30 de Julho de 2024 às 17:37

Entre os dias 21 e 25 de julho, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) esteve representado no maior evento de Tecnologia da Informação da América Latina, o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado em Brasília.

O professor Pedro Clarindo Neto junto com os alunos Arthur Confessor, do  5º semestre do curso de Engenharia de Computação, e Suellen Lages, do  4º semestre do curso de Sistemas para Internet, apresentaram um trabalho científico no evento, que foi produzido com a colaboração dos professores Elmo Faria e Josiel Maimone, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O CSBC é um dos mais importantes eventos científicos da área de computação no Brasil, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Este congresso reúne profissionais, pesquisadores, professores e estudantes para discutir e compartilhar as mais recentes inovações, pesquisas e desenvolvimentos em diversas áreas da computação. O evento é um ponto de encontro essencial para a troca de conhecimento e a formação de redes de colaboração.

Para o professor Pedro Clarindo, participar do CSBC 2024 foi uma experiência enriquecedora. "A participação em eventos desse porte é fundamental tanto para os alunos quanto para a instituição. Além de proporcionar uma visão mais ampla das tendências e avanços na área de TI, permite aos estudantes vivenciarem a prática acadêmica e científica, fortalecendo suas habilidades e conhecimentos. Publicar e apresentar um trabalho neste congresso contribui significativamente para o índice de publicações da nossa instituição, reforçando nosso compromisso com a pesquisa e a inovação."

“A apresentação do trabalho no congresso é um marco importante para o IFMT, destacando a qualidade da formação e o empenho de nossos alunos e professores. Essa experiência não só enriquece o currículo dos estudantes, mas também fortalece a posição do IFMT como uma instituição de ensino e pesquisa de excelência”, finaliza Pedro.

Arthur Confessor relata que o congresso foi uma excelente oportunidade para se conectar com outros pesquisadores de sua área. "O congresso foi muito gratificante para mim, aprendi bastante, achei muito interessante apresentar para profissionais do ramo da computação, interagir com alunos de outros campi, visitar outros stands no evento e aprender sobre diversas áreas da informática. Creio que essa experiência ampliou significativamente meu conhecimento e minha rede de contatos.", ressalta.

Ele acrescenta que o sucesso de sua apresentação se deve à experiência científica adquirida no próprio campus. “No IFMT, já havia participado de uma experiência semelhante no WorkIF, uma mostra científica organizada pelo instituto. Além disso, as práticas de seminários em meu curso de engenharia e de informática forneceram uma base sólida para a apresentação do nosso resumo expandido”.

Já para a estudante Suellen Lages a experiência aflorou o seu interesse em produzir e apresentar trabalhos científicos. “Foi minha primeira participação em um evento dessa magnitude, um congresso, apresentando um artigo para diversas pessoas da área. Foi um momento ímpar e inesquecível. Também tivemos a oportunidade de conhecer e interagir com outras pessoas da nossa área, o que só contribui para enriquecer nosso currículo e agregar conhecimento. Essa vivência evidenciou o quanto os congressos e feiras têm muito a acrescentar para gente e está nos nossos planos continuar escrevendo novos artigos, trabalhos e desenvolvendo pesquisas”, destaca.

E não acabar por aí, os estudantes e o professor foram recebidos no gabinete do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, onde tiveram abertura para falar da importância de projetos de caráter científico e tecnológico como esse que participam e originou o artigo dentro do campus. A conversa foi voltada para o desenvolvimento da pesquisa em Mato Grosso.