Palestras, músicas e mostras sobre cultura africana e indígena surpreendem público durante o VIII Áfricas

Publicado por: Campus Cuiabá / 23 de Novembro de 2017 às 16:39

As palestras, shows musicais e mostras sobre a cultura africana e indígena realizadas durante o VIII Áfricas: Pluralidade Cultural entre saberes e práticas – surpreendeu os alunos e servidores que prestigiaram o evento ocorrido ontem (23) no Campus Cuiabá durante a Jenpex.

Segundo a professora Cátia Cristina Silva, organizadora do Áfricas, o evento foi formatado com a proposta de mostrar a pluralidade cultural do Brasil. “Nosso objetivo neste ano foi exatamente o de mostrar que o processo de ocupação do Brasil contou com um importante legado da população africana e indígena na formação do povo brasileiro”, explicou

As palestras, destacou Cátia, foram idealizadas para que esses povos pudessem mostrar a pluralidade cultural através de relatos. Foram realizadas três palestras/relatos: Legados culturais africanos e indígenas na cultura mato-grossense; Para uma cultura de convivência do diverso, que trouxe representantes do Guiné Bissau e do Haiti; e A diáspora africana e a história do negro no Brasil.

A programação contou também com uma mostra de trabalhos produzidos pelos alunos do 1º, 2º e 4º ano do Ensino Médio sobre os temas Racismo, Influência da Cultura Africana no Brasil e LGBT. Para a aluna Gabriele Bueno, o trabalho foi de grande aprendizado. “Aprendi muito com essa experiência. Eu não sabia que vários tipos de músicas e instrumentos de percussão tem origem na cultura africana”, frisou.

Outro aluno que se surpreendeu com a pesquisa que realizou sobre racismo foi Winicius Alejandro. “Achava que não existia mais preconceito. Ele existe e muito ainda. O racismo ainda está presente em nossa sociedade”, disse. Os trabalhos foram organizados pelos professores Edson Santana, Marcelo Squinca e Ana Cecilia.