Oficinas com jogos didáticos aborda saúde do adolescente no IFMT

Publicado por: Campus Cuiabá / 6 de Março de 2024 às 17:13

Nesta terça-feira (05), turmas dos cursos de Eventos e Informática do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva receberam 19 estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), divididos em dois grupos, para oficinas sobre o tema “Enfermagem Escolar”.

Acompanharam as professoras da disciplina de Saúde ao Adolescente e Jovem, Bruna Hinnah e Lidiane Alencastro que desenvolvem projetos em conjunto, como é o caso da “Jornada interior: oficina para adolescentes”.

O projeto tem sido realizado de forma contínua com os estudantes do IFMT e possui, ao todo, três etapas. A primeira atividade foi um momento de diagnóstico situacional, que consiste em um levantamento de demandas, perguntas e questões enfrentadas e relatadas pelos estudantes.

De acordo com Patrícia Oliveira, acadêmica do sétimo período de Enfermagem, a partir desta primeira atividade, os acadêmicos puderam teorizar e buscar na literatura algo que pudesse ajudá-los. “E o que identificamos como a questão de maior destaque foi o gerenciamento do tempo e de demandas”, destacou.

“Assim foram construídas dúvidas para poder avaliar quais as decisões que tomariam”, completou. Desta forma, viram a necessidade de aprender a conciliar a vida pessoal e estudantil, que culminou nos jogos didáticos elaborados, com perguntas feitas em grupos, de modo que pudessem refletir e responder.

“Basicamente, os jogos são como jogos de tabuleiro adaptados para a grande escala, com cartas que falam sobre as formas de lidar com gerenciamento de tempo e o manejo de atividades da vida pessoal e estudantil”, explica.

O objetivo da atividade é ajudar os estudantes a reduzir a carga de ansiedade, gerenciar o tempo de forma saudável e, em contrapartida, por exemplo ao uso de redes sociais, possam utilizar essas estratégias e mecanismos como hobbies e atividades que os instiguem a equilibrar as obrigações e questões emocionais.

Patrícia encerrou falando sobre a missão da enfermagem escolar de combater o estresse causado pela adolescência. “Esse problema acaba indo para outras áreas da vida e pode gerar um adoecimento mental, então, como uma das áreas da enfermagem é ajudar o adolescente dando apoio psicossocial, prevenção e promoção da saúde em questões crônicas e agudas, idealizamos este projeto aqui no IFMT, em parceria com a enfermeira do campus, Jéssica Rodrigues”.

A professora Lidiane Alencastro ressaltou que a próxima etapa será de consultas individuais com os estudantes participantes. “Os próprios estudantes sugeriram, como meio de lidar com o estresse, atividade física e leitura de livro. Por meio dessa reflexão, talvez possam incorporar em suas vidas”.