Novas turmas iniciam curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

Publicado por: Campus Cuiabá / 5 de Julho de 2024 às 16:33

Duas novas turmas iniciaram na segunda-feira (1º de julho) o curso FIC de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistema Fotovoltaico), que pertence ao Programa Qualifica Mais EnergIFE da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC-MEC).

A aula inaugural ocorreu na Sala de Projeções e reuniu 60 estudantes entre homens e mulheres, que receberam informações sobre o curso, o programa EnergIFE e o conteúdo programático.

A Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis foi implantada em 2021 no Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, depois da aprovação em uma seleção por chamada pública. Para oferecer a capacitação, o campus teve que realizar adequações em seus laboratórios e capacitar os docentes sobre energias renováveis.

“Com a oferta do curso, estamos ganhando novos estudantes e mais visibilidade para o nosso campus. Além disso, estamos oferecendo novas oportunidades aos cidadãos da baixada cuiabana”, analisa o professor Marcelo Ferreira de Arruda.

De acordo com o professor, 451 estudantes já concluíram a capacitação e puderam entrar no mercado de trabalho de energias renováveis, seja para buscar uma nova fonte de renda ou para adquirir conhecimentos.

Outro diferencial da capacitação é que 20% das vagas são destinadas para o público feminino, o que garante a valorização da mão de obra feminina, reconhecendo suas competências e capacidades em diversas áreas produtivas.

Sobre o curso

Oferecido de forma totalmente gratuita, o curso possui carga horária de 200 horas. Além disso, os estudantes matriculados recebem assistência estudantil na forma de uma bolsa. O valor total da bolsa é de R$400,00, que será distribuída ao longo do período de execução do curso. Para receber os pagamentos da bolsa, os estudantes devem manter uma frequência igual ou superior a 75%.