O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE do Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva publicou um Orientativo de Atendimento às Pessoas com Deficiências com o objetivo de promover uma comunicação efetiva e a inclusão dos estudantes com necessidades específicas nas diversas atividades acadêmicas e sociais desenvolvidas pelo Campus.
A publicação tem como objetivo também orientar os terceirizados, os servidores, tanto técnicos administrativos quanto professores, na humanização do atendimento aos portadores de necessidades específicas. “Precisamos cada vez mais aperfeiçoar a inclusão plena e a aprendizagem dos estudantes no Campus Cuiabá”, destaca Edna França, Coordenadora do NAPNE.
Edna frisa ainda que as pessoas com deficiência, assim como todas as pessoas, são também protagonistas: “São pessoas que lutam por seus direitos, que valorizam o respeito pela dignidade, pela autonomia individual, pela plena e efetiva participação e inclusão na sociedade e pela igualdade de oportunidades”.
De acordo com Edna e a Equipe da Coordenação de Políticas de Apoio ao Estudante - CPAE, o Orientativo servirá para que os servidores possam se referir de forma adequada às pessoas com necessidades específicas, dessa maneira todos contribuam com a diminuição dos preconceitos e os estereótipos e se promova a igualdade.
O orientativo é um guia orientador sobre as principais deficiências existentes. Foi elaborado pela equipe do CPAE e do NAPNE com apoio da Diretoria de Ensino. O documento traz informações sobre as pessoas com deficiência visual, auditiva, deficiência visual e auditiva: a surdocegueira, física e/ou motora, intelectual ou cognitiva, mental ou transtornos mentais e transtornos do espectro autista.
A publicação conta também com um capitulo sobre Legislação Básica, sobre Educação Inclusiva e sobre a diferença entre igualdade e equidade. Confira AQUI.