início do conteúdo

Mulheres Mil: gratidão e emoção marcam o encerramento do Curso de Gestor de Microempresa

Publicado por: Campus Cuiabá / 18 de Dezembro de 2023 às 09:59

A emoção tomou conta das participantes, professores e coordenadores no encontro de encerramento do Curso FIC de Gestor de Microempresa, oferecido para 160 mulheres pelo Programa Mulheres Mil, na última quinta-feira (14 de dezembro), no IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva. 

As alunas se reuniram para agradecer à coordenadora do curso Mirian da Silva e à supervisora Natacha Chabalin Ferraz, que não contiveram as lágrimas ao ouvir as palavras de carinho. Além delas, estava presente a coordenadora geral do Programa Mulheres Mil no IFMT, Eloisa Azeredo.

O Programa Bolsa Formação Mulheres Mil tem como objetivo promover qualificação profissional e inclusão educacional, produtiva e social para mulheres que se encontram em distintas situações de vulnerabilidade e risco social.

É o caso da aluna Edneia Hermosa, de 57 anos, que relutou no primeiro momento em se inscrever no curso, por conta da idade, mas foi incentivada pela filha. “Eu estava muito parada, sem motivação, ficava só em casa. Então, eu senti que não sou tão velha e que ainda posso crescer e ser alguém. Quem me incentivou foi a minha filha que falou ‘mãe, vai participar desse curso’, então eu vim e sou muito grata”.

Participar do Programa Mulheres Mil ensinou Edneia a sair do comodismo e se transformar. “Eu aprendi a gostar de mim, a fazer as coisas que eu gosto, a não deixar ninguém pisar em mim, a ter calma e paciência. Além disso, eu entendi que se a gente quer fazer alguma coisa, a gente consegue”.

Durante os três meses, as participantes tiveram aulas sobre diversos temas, dentre eles: Cidadania, Gênero e Direitos da Mulher, Éticas e Relações Humanas; Oratória; Leitura e Produção de Texto; Inclusão Digital voltada para o Exercício da Cidadania; Direitos e Deveres da Trabalhadora; Planejamento Estratégico; Gestão e Educação Financeira; Negociação e Marketing; Inovação e Ferramentas digitais; entre outras que integram a grade curricular.

A aluna Janete Marcina, de 53 anos, disse que o principal motivo de querer participar do curso foi por ser oferecido pelo IFMT. “É uma instituição federal, idônea, que oferece cursos para diferentes perfis de alunos. Outra coisa que me fez querer participar foi por ele ser voltado somente para mulheres, então uma de nós poderia complementar a outra e enriquecer em conhecimento”.

Janete classifica a experiência como “sair de um casulo e se tornar uma borboleta”. “Todas nós viemos de um casulo, cada uma com suas particularidades, mas juntas viramos borboletas. Primeiramente porque construímos uma amizade em poucos meses e, depois, porque fomos agraciadas com uma bagagem de conhecimentos básicos e científicos, o que nos enriqueceu. Eu posso dizer que complementou, libertou e deu ênfase em nossa vida a partir de hoje”.

O curso, que teve duração de três meses, foi realizado quatro vezes na semana, sendo de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h e até dois sábados por mês, no período matutino. Além das aulas, as participantes tiveram palestras, conversas, confraternizações e exposição de trabalhos.

No decorrer das aulas, foram convidados para palestrar especialistas com vasta experiência, dentre eles: a tenente-coronel Emirella Martins, a coach Iracema Irigaray, os palestrantes Isabel Daltro, Marileide Pinheiro, Edilson Serra, Naryanne Souza, Rosangela Goes, Dejenana Campos, Thiago Marinho e Lisdafne. 

Após o encerramento, as participantes receberam lembrancinhas das organizadoras do projeto, em celebração às festas de fim de ano, e confraternizaram saboreando doces e salgados preparados por elas.  

Confira AQUI todas as fotos.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT