A Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEnPEx 2024) do Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva contará com a Mostra/Lançamento de livros de servidores, nesta quinta-feira (07 de novembro), nos períodos matutino, vespertino e noturno, na Biblioteca Orlando Nigro. São 19 obras de diversas áreas: Linguagem, Engenharia Civil, Educação, Ciências Sociais, entre outras, resultantes de projetos de pesquisa, dissertações, teses, pesquisas interdisciplinares, projetos literários e publicações independentes.
Neste ano, serão lançados dois livros, ambos publicados pela Editora Atena/PR:
"Educação para todos: O PROEJA como agente de transformação e inclusão social", organizado pelas pesquisadoras Nadir de Fátima Borges Bittencourt, Edsônia de Souza Oliveira Melo e Lethícia de Oliveira Castilho e o atlas "Rio Abaixo – Rio Acima e Serra Acima: por uma cartografia cultural da fé e devoção", organizado pelas pesquisadoras Zuleika Alves de Arruda, Nadir de Fátima Borges Bittencourt, Elizabeth Madureira Siqueira (UFMT)
O livro "Educação para todos: O PROEJA como agente de transformação e inclusão social" é o resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa sobre Educação de Jovens e Adultos – GPEJA – IFMT, aprovado no edital nº 53/2022/2023 – PROJETOS DE PESQUISA APLICADA E BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (COTAS CAMPUS), com fomento de bolsa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso – FAPEMAT.
A pesquisa teve como objetivo entender a operacionalização do programa PROEJA no IFMT desde a sua implantação em 2007 até 2023, a fim de contribuir para as políticas públicas educacionais voltadas para as pessoas que buscam na EJA um direito que lhes foi negado anteriormente. A obra apresenta as análises feitas sob a ótica do discente, do docente e do gestor, que apontaram os aspectos positivos e negativos na operacionalização do PROEJA/IFMT que podem contribuir para a inclusão ou causar a exclusão desses estudantes quando buscam resgatar a escolarização interrompida na idade regular.
Espera-se, com os resultados obtidos, sensibilizar os gestores do IFMT para buscarem políticas públicas para a retomada do curso PROEJA com o mesmo padrão de qualidade com que oferta os cursos nas outras modalidades de ensino.
O atlas "Rio Abaixo – Rio Acima e Serra Acima: por uma cartografia cultural da fé e devoção" é resultado de um projeto de pesquisa aprovado no Edital nº 48/2021/22 - R/TR-PROPES/RTR/IFMT, cujo objetivo foi cartografar e representar os dados referentes às práticas culturais e ao patrimônio imaterial dos municípios pertencentes à Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá/MT. Nessa região, tradicionalmente conhecida como “Baixada Cuiabana”, são comuns as festas realizadas em louvor aos santos padroeiros e também aos santos de devoção, como forma de exteriorizar a fé, de celebrar o vínculo entre os homens e as entidades religiosas.