Mostra de Arte e Cultura do IFMT exibe produções audiovisuais em Tangará da Serra

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 19 de Setembro de 2024 às 16:42

O auditório da Diretoria Regional de Ensino em Tangará da Serra tornou-se uma sala de cinema na 6ª Mostra de Arte e Cultura (Marte) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O local concentra a exibição de trabalhos audiovisuais-curtas metragens e obras de artes, produzidos por alunos dos campi Alta Floresta, Tangará da Serra, Barra do Garças, Campo Novo dos Parecis, Cuiabá, Pontes e Lacerda e Rondonópolis. Um conjunto de obras de duas horas e meia à disposição do público da mostra.

Chefe do Departamento de Cultura, Desporto e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão, Michael Alves de Almeida destacou o espaço oportunizado aos trabalhos. “Em todas nossas edições trazemos essa linguagem do audiovisual que vem crescendo muito nos espaços educacionais. Muitos dos nossos alunos do teatro, da literatura, estão produzindo e precisamos apresentar isso para a comunidade nos espaços; que neste momento em Tangará da Serra é na Diretoria Regional de Educação. São reflexões que acontecem nos espaços educacionais e de extrema necessidade para a contemporaneidade, para a arte e a educação, não somente do Instituto Federal, mas todo Mato Grosso”.

Chefe da delegação do Campus Pontes e Lacerda e também líder do grupo Ecobioartes, o professor Sérgio Gomes da Silva destacou a preparação para o evento. O grupo apresentou a peça de teatro "Farofa e sua turma: um dia na escola" e também o curta-metragem Bullying.

“Nesta 6ª edição da MArte viemos contribuir no audiovisual e também com a demonstração das obras em pinturas em aquarelas, uma iniciação para mulheres quilombolas e chiquitanas no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. No contexto geral, esses trabalhos denotam importância para nosso processo de ensino e, consequentemente, a aprendizagem de todos os envolvidos. Produzir no audiovisual é um processo de ensino que demanda muitas entrelinhas e é um aprendizado para a vida toda, que pode tanto auxiliar no processo de empoderamento, como também no processo de formalizar uma futura  profissão”.

Aluno do 3º ano do Curso de Manutenção e Suporte em Informática, do Ensino Médio Integrado, no Campus Tangará da Serra, Felipe Sokoloski frisou a ligação do ensino com a extensão. “Acredito que a produção audiovisual contribui muito para o ensino na instituição. Nossas produções ajudam a construir um pensamento crítico sobre temas importantes para o processo de aprendizado. Podemos ver o cuidado desde a criação até a entrega do produto final. Essas produções mostram como o conhecimento audiovisual, suas técnicas e referências, estão presentes em todas as obras dos campi do IFMT”.

A MArte teve início nesta terça-feira (17) e acontece até esta sexta-feira (20), com apresentações de expressões artísticas musicais, de literatura, peças de teatro e dança. São mais de 600 trabalhos de desenhos, esculturas, pintura em tela e muitos outros tipos apresentados.