início do conteúdo

Mês da Fotografia reúne documentaristas premiados e estudantes no IFMT Cbá

Publicado por: Campus Cuiabá / 23 de Agosto de 2024 às 09:09

O ciclo de palestras é uma realização da "A Casa do Centro", com apoio do Laboratório de Criação Artística (Lasca) do IFMT, e comemora o Dia Mundial da Fotografia

"A fotografia começa com o olhar. Não é sobre equipamento." Ahmad Jarrah é jornalista e fotógrafo documentarista, e fez questão de destacar o aspecto humano do ato de fotografar durante o bate-papo realizado na manhã de quarta-feira (21 de agosto), na Sala de Projeções do Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva. José Medeiros e Tadeu Vilani também participaram do evento "Fotos do Mato - Diálogos Fotográficos", na terça-feira (20 de agosto). 


Os três são reconhecidos pelos projetos autorais, premiados no Brasil e no exterior, e compartilharam as experiências do dia a dia com estudantes do Ensino Médio Integrado dos cursos de Agrimensura, Edificações, Eventos e Secretariado. Vindo do Rio Grande do Sul, Tadeu Vilani explicou detalhes do processo criativo de fotodocumentarista e também de sua atuação em grandes jornais, como o Zero Hora, de Porto Alegre (RS). “O cotidiano na redação de um jornal é muito dinâmico, parece uma gangorra: um dia você fotografa uma enchente e no outro uma celebridade. Paralelamente ao fotojornalismo eu já documentava famílias migrantes porque é um trabalho com mais profundidade e exige convivência com as pessoas”, afirma.


José Medeiros é fotojornalista mato-grossense e falou brevemente do projeto em andamento “Pantanal +10”, que acompanha as transformações do bioma e das pessoas que vivem nele no período de 2020 a 2030. Ele destaca o objetivo da série audiovisual: “sensibilizar a sociedade quanto aos impactos da ação humana sobre o planeta. As imagens são ferramentas poderosas, capazes de transmitir sensações e sentimentos, e ainda gerar reflexões sobre a importância e urgência da conservação e preservação ambiental”.

Outra trajetória compartilhada durante esta semana foi a do fotógrafo e jornalista Ahmad Jarrah. Ele convidou os estudantes a refletirem sobre a quantidade de imagens disponíveis on-line e oriundas de smartphones. “A fotografia pode ser feita com qualquer equipamento e atualmente o smartphone é o mais acessível. Mas um registro é diferente de uma foto. A fotografia é uma troca de conhecimento, ela projeta a identidade em uma imagem. Para fazer um retrato, por exemplo, é preciso ativar o olhar e estabelecer uma conexão com a pessoa, mesmo que não seja verbal.”

“A fotografia é a arte da espera”


A cerimônia ecumênica de lavagem das Escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá, foi uma das últimas coberturas feitas pelo fotógrafo, desta vez utilizando uma câmera portátil do modelo GoPro. Os registros vibrantes foram projetados no telão e acompanhados de impressões do ato de fotografar. "A fotografia é a arte da espera. Óbvio que tem uma parte técnica, de enquadramento, da iluminação, mas é preciso se lançar ao desconhecido e ir a campo para documentar as diversas realidades", diz o jornalista que atua como freelancer e já publicou em veículos como National Geographic e Repórter Brasil. Ele também é criador do site “A Lente”, de fotografia e vídeo documental, com produção de conteúdos transmídia acerca de fenômenos socioculturais contemporâneos, direitos humanos e meio ambiente no Brasil.

Para o professor Cláudio Dias, as conversas são enriquecedoras porque trazem uma visão única de cada processo criativo. “A nossa sociedade usa muito da imagem da fotografia para se comunicar. Ter esse senso crítico sobre a produção da fotografia é um conteúdo importante para todo cidadão, independente se vai ser fotógrafo ou não. Nossos estudantes conheceram fotojornalistas que vivem dessa arte e têm um engajamento social, uma questão bastante humana, e utilizam a fotografia para expressar as ideias e mudar realidades”, diz o professor.

O próximo bate-papo será realizado em 28/8, às 16h, com a fotógrafa Mari Gemma, na Sala de Projeções do Campus Cuiabá. O ciclo de palestras é uma realização da "A Casa do Centro", com apoio do Laboratório de Criação Artística (Lasca) do IFMT, e comemora o Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT