Jovem Aprendiz do Futuro: estudantes conhecem fazendas de empresa agrícola

Publicado por: Campus Cuiabá / 30 de Julho de 2024 às 14:16

Mais um grande passo foi dado na jornada profissional dos 20 estudantes selecionados no programa Jovem Aprendiz do Futuro com a visita às fazendas e às indústrias de beneficiamento da empresa Bom Futuro Agrícola, em Campo Verde.

Os alunos são do terceiro ano do curso Técnico em Eletrotécnica, selecionados por meio de um processo seletivo resultado de um acordo de cooperação entre a Diretoria de Extensão (Diex) do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva e a empresa, que é uma das maiores do agro.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer uma das unidades de beneficiamento de semente da empresa, que atua na produção de sementes de soja e algodão. Além disso, foi apresentado o sistema de automação industrial que beneficia e seleciona toneladas de grãos por meio de moengas e esteiras transportadoras.

Lívia Castro Costa, uma das alunas do programa Jovem Aprendiz do Futuro, descreve a experiência de conhecer “de perto” o funcionamento do empreendimento como enriquecedora, pois ampliou a visão de como a agricultura moderna e sustentável é praticada.

“Ao visitar as fazendas, pode-se observar de perto as práticas inovadoras de cultivo, o uso de tecnologia avançada para monitoramento e manejo de culturas e a dedicação à sustentabilidade ambiental, possuindo todo um cuidado detalhista em reaproveitar todos os fornecimentos que a matéria-prima proporciona, como algodão, no qual aproveita-se a pluma, caroço, óleo e até os resíduos”.

Ela afirma que é notável a evolução profissional adquirida desde que passou a participar do programa de desenvolvimento da empresa. “Adquirimos habilidades aprimoradas por meio de treinamentos práticos e teóricos, enquanto as habilidades de liderança e gestão são desenvolvidas por meio de projetos desafiadores e dinâmicas de equipe. Além disso, a exposição a diferentes aspectos do agronegócio amplia a visão estratégica e a capacidade de adaptação a diferentes cenários e desafios”.

Lívia ressalta ainda que já estava familiarizada com a maioria dos dispositivos industriais que encontrou. “Nós estudantes do curso de Eletrotécnica já estamos familiarizados com esses dispositivos importantes. Por isso é grandiosa esta oportunidade de ensino qualitativo que o Instituto Federal proporciona”.

O professor Tony Inacio da Silva, que acompanhou os estudantes durante a visita,  descreve positivamente a experiência, especialmente nos aspectos tecnológicos de automação.

“Foi uma visita muito interessante, com muitos aspectos tecnológicos de automação, muito voltados aos nossos cursos de Engenharia Elétrica, abrangendo toda a Eletrotécnica e a Eletrônica. Foi interessante saber que no estado de Mato Grosso temos indústrias de ponta, produzindo muitos bens de consumo, não só para o Brasil, mas para o mundo todo”, analisa o professor do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva Tony, que acompanhou os estudantes durante a visita.

Sobre o programa

Os estudantes no programa recebem remuneração mensal no valor de R$ 1.320 e benefícios como plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida e vale-alimentação. Além disso, têm a jornada de aprendizagem de 20 horas semanais com atividades práticas, considerando a carga horária de formação teórica na instituição de ensino.

O programa tem como objetivo a formação técnico-profissional, profissionalização e inserção no mundo do trabalho dos estudantes, por meio de atividades práticas em articulação e complementariedade com as atividades teóricas ministradas pelo IFMT.