Geração de renda, autonomia social e inserção feminina no mundo do trabalho para mais de 1500 mulheres
O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) recebe, amanhã (30), a visita da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que vem conhecer o projeto Teresa de Benguela, uma parceria da instituição com o Ministério das Mulheres para o atendimento a 1520 mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social.
O evento “Falas de Teresa” é um espaço de diálogo entre mulheres impactadas pelo projeto Teresa de Benguela que tem como objetivos ofertar qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social; incentivar a geração de renda, a criação de uma rede de parceiros que apoiam a inserção da mulher no mundo do trabalho, o desenvolvimento do potencial empreendedor e o combate à violência doméstica.
A ação de sensibilização será no auditório do Campus Cuiabá Bela Vista e contará com a presença do reitor Julio César dos Santos, do diretor-geral do campus, Jairo Aquino Junior, de representantes do Governo do Estado de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, do Senado Federal, da Assembleia Legislativa e de gestores de projetos do IFMT.
Participam da mesa-redonda, além da Ministra, as gestoras Laura Aoyama e Regina Oléa e, ainda, lideranças femininas dos diferentes públicos contemplados pelas iniciativas institucionais de apoio a mulheres.
Esse público é formado por mulheres chefes de família; em situação de violência doméstica; que tenham como membros do núcleo familiar pessoas idosas ou com deficiência; indígenas; quilombolas; integrantes de grupos compostos por povos originários; mulheres da agricultura familiar; e migrantes.
Geração de renda, autonomia social e inserção feminina no mundo do trabalho
A iniciativa visa ofertar qualificação profissional por meio de cursos de formação inicial e continuada. As formações serão ministradas a partir de 2024 nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Juína e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Com um recurso de dois milhões de reais, a ação também possibilitará capacitar 480 profissionais a promoção de ações de orientação profissional, educação financeira, incentivo ao microcrédito e saúde feminina.
A previsão de execução dos trabalhos é até agosto de 2025.
Após a mesa-redonda a Ministra visitará, no período da tarde, a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, unidade que receberá um dos cursos do Projeto Teresa de Benguela.
O evento de sensibilização terá transmissão pelo canal do IFMT no Youtube:
https://youtube.com/live/m9kyvVBBd-8?feature=share
Para emissão de certificado de participação inscreva-se em:
https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/664/FALASDETERESA/
Programação:
9h - Abertura
9h45 às 12h - Mesa-redonda com a participação de representantes dos públicos femininos a serem atendidos pelo projeto, da Ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves e das das coordenadoras de projetos do IFMT
14h - Visita da Ministra e gestores do IFMT à Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May