IFMT divulga inscrições de Programa de Extensão para capacitação de comunidades tradicionais

Publicado por: Reitoria / 14 de Outubro de 2024 às 16:03

Servidores docentes e técnicos-administrativos poderão coordenar projetos de extensão, receber bolsas mensais de incentivo (se houver), taxa de bancada para executar o projeto

Estão abertas as inscrições para o Programa de Extensão Dom Pedro Casaldáliga, que visa a capacitação de comunidades tradicionais (Indígenas, Quilombolas, Acampados e Assentados da Reforma Agrária, Ribeirinhos) e grupos em vulnerabilidade social (catadores, migrantes e outros). As propostas deverão apresentar cursos de capacitação para essas comunidades tradicionais e os cursos devem promover a produção sustentável, a geração de renda e a cidadania.

A seleção se trata do Edital N° 152/2024, para apresentação e seleção interna de 16 projetos de extensão, modalidade curso FIC, a serem desenvolvidos por servidores, colaboradores externos e alunos do IFMT.

As propostas deverão prever projetos a serem desenvolvidos com carga horária de no mínimo 80 horas e máximo de 200 horas, conforme a Resolução CONSUP Nº 12/2019, que regulamenta os Cursos FIC do IFMT, e oferecidos a grupos de no mínimo 30 pessoas de comunidades tradicionais ou em situação de vulnerabilidade social, devendo possuir vínculo direto com a comunidade externa.

O método para propor um curso no Programa de Extensão Dom Pedro Casaldáliga será dividido em 3 etapas, conforme descrito: Diagnóstico e Projeto Pedagógico de Curso; Preparo Institucional; e Realização. Todas as etapas estão especificadas no Edital N° 152/2024.

A submissão das propostas deve ser feita até o dia 30 de outubro de 2024, exclusivamente, pelo SUAP – Módulo Extensão, disponível em: https://suap.ifmt.edu.br. Propostas enviadas por outros meios serão desconsideradas.

Recursos orçamentários e financeiros

Cada projeto de extensão selecionado terá direito às seguintes bolsas, de acordo com as modalidades de tipo de bolsas descritas para o projeto:

I - até 02 bolsas mensais sendo na modalidade de beneficiário Estudante de nível médio:

a. 1 bolsa mensal no valor de R$400,00, com dedicação de 20h semanais pelo estudante bolsista.

b. 2 bolsas mensais no valor de R$200,00, com dedicação de 10h semanais por estudante bolsista.

II - Uma bolsa mensal na modalidade colaborador externo, no valor de R$600,00 para o bolsista formador externo, com dedicação de 20 horas semanais.

III - Taxa de bancada de até R$8.000,00, depositada em conta-corrente do(a) Coordenador(a) do Projeto.

Os critérios para as participações de estudantes bolsistas, colaboradores externos bolsistas, servidores voluntários, discentes não bolsistas, e colaboradores externos voluntários estão especificados no Edital N° 152.

A bolsa do estudante será disponibilizada mensalmente, por até 10 (dez) meses, no período de Março/2025 a Março/2026 ou até o término da atividade, em caso de prorrogação justificada e devidamente homologada pela Gestão do programa.

Os voluntários, internos e externos, não receberão bolsas de extensão, mas terão pleno direito ao recebimento de certificados expedidos pelo SUAP Módulo Extensão, mediante inserção do colaborador na aba Equipe e registro de suas atividades na aba Metas/Atividades pelo(a) Coordenador(a) do Projeto.

Análise das propostas

Os projetos serão pré-avaliados pela gestão do programa e/ou comissões específicas, seguindo critérios de caráter eliminatório, ou seja, o não atendimento a quaisquer dos critérios enseja na desclassificação da proposta, os critérios de pré avaliação estão descritos no Edital N° 152/2024.

A prestação de contas final deverá ser realizada via SUAP Módulo Extensão, em até 30 dias, contados a partir do vencimento do término da execução das atividades.Na conclusão do projeto, a coordenação do projeto e sua equipe receberão certificado e/ou declaração das suas atividades no projeto expedida pelo SUAP.

Dúvidas quanto a inserção dos dados no SUAP Módulo Extensão podem ser sanadas por meios dos tutoriais em vídeo, gravados e disponibilizados pela Pró-reitoria de Extensão, no link: https://proex.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/tutoriais-suapmodulo-extensao/.

O Edital e o modelo dos formulários necessários ao seu atendimento podem ser encontrados no endereço eletrônico da PROEX https://proex.ifmt.edu.br e https://suap.ifmt.edu.br/projetos/editais/.