início do conteúdo

IFMT Campus Cuiabá Octayde integra Projeto de extensão que visa a preservação do patrimônio cultural mato-grossense

Publicado por: Campus Cuiabá / 19 de Abril de 2023 às 09:15

IFMT Campus Cuiabá Octayde integra Projeto de extensão que visa a preservação do patrimônio cultural mato-grossense

‌O edital do Governo do Estado, MT Preservar, que busca a obtenção de financiamento para a recuperação de imóveis públicos e privados via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, elegeu o projeto Canteiro Aberto de Restauro, para recuperar uma Edificação de Interesse Histórico Cultural localizado no Centro Histórico de Cuiabá.

‌O Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, responsável pelo projeto com a consultoria da empresa Memora Arquitetura, Restauro e Consultoria, precisava de parceiros, razão pela qual buscou a rede de pesquisadores experientes com competência para auxiliar, formada pelo professor do Campus Cuiabá Octayde, Marcos Valin, pelas professoras da UFMT, Luciane Durante e Luciana Mascaro e pelos Arquitetos e Urbanistas, Ana Frigeri e André Campos da Memora.

‌Por meio do curso de extensão intitulado Canteiro aberto de Restauro - Oficina de Adobe, acontecem atividades de formação e capacitação com objetivo central de socialização das boas práticas de conservação e restauro. Além da recuperação do imóvel a iniciativa busca promover a capacitação de profissionais da construção civil acerca de serviços específicos a obras em edificações de interesse histórico-cultural. Nesse sentido foi realizada a parceria para o suporte técnico e envolvimento com os estudantes da UFMT e do IFMT.

O projeto conta com a participação dos estudantes do 4º ano do curso Técnico em Edificações dentro da disciplina de Tecnologia das Construções, onde atuam em todas as etapas nas oficinas realizadas ao decorrer da obra, aprendendo e colocando em prática sua curricularização. Contudo, as oficinas não são restritas para esses estudantes, todo interessado pode participar.

A primeira etapa já foi realizada, sendo ela: Oficina de Fabricação de Tijolos de Adobe. Está prevista para maio a oficina: Construção de Alvenarias de Adobe e para junho: Revestimento e Pintura de Alvenaria de Adobe. As datas das oficinas e os formulários de inscrição são divulgadas na página do projeto do Instagram da Memora (@memora.arq).

Para o estudante do curso técnico em Edificações, Brener Cortes, que participou da primeira etapa do projeto, a oficina foi muito interessante, pois apesar de existirem outros sistemas construtivos mais modernos é legal conhecer a história da engenharia civil e como eram realizadas as construções antigamente. “A iniciativa é muito boa, pelo que pude perceber nas explicações tiveram muitas horas de pesquisa de solo, histórica, cultural e dos processos construtivos da época, sendo assim o mais fiel possível, para que realmente fosse uma reconstrução, não uma modernização com cara de antigo”, afirma.

Brener disse ainda que a oficina tem uma proposta muito interessante, acredita que o centro histórico poderia e deveria ser um ponto turístico de nossa cidade, o que atrairia assim cada vez mais pessoas para Mato Grosso. "O fato do IFMT nos proporcionar esse tipo de curso é muito importante e instigante, inclusive para alunos como eu que trabalham no período que não estão na escola e claro a quantidade e variedade, atingindo a todos independente dos interesses e objetivos”, acrescenta. “Inclusive isso nos ajuda em nosso currículo", destaca.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT