Estudantes do IFMT Campus Cuiabá Octayde são medalhistas na 18ª OBMEP

Publicado por: Campus Cuiabá / 27 de Maio de 2024 às 17:36

Aconteceu na última sexta-feira, 24 de maio, a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas + Privadas (OBMEP), com premiações nacionais e regionais aos alunos participantes, no auditório da Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia (FAET), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Participaram do evento o Secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Resende Porto, o Coordenador Nacional das provas da OBMEP, Pedro Luiz Aparecido Malagutti e o Coordenador Regional da OBMEP em Mato Grosso, André Krindges, além de representantes da UFMT, pais, responsáveis e os estudantes.

O IFMT Campus Cuiabá Octayde como sempre esteve muito bem representado pelos nossos estudantes. Gustavo Sarnento da Silva e Maxwell Caciano da Silva foram medalhistas, Gustavo conquistou bronze na etapa Regional e Maxwell prata Regional e bronze Nacional.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma iniciativa que visa estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, entre alunos de escolas públicas e, mais recentemente, também de escolas privadas. Criada em 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

A OBMEP busca despertar o gosto pela matemática entre os estudantes, incentivando-os a aprender mais e a desenvolver suas habilidades na disciplina. A competição serve ainda como uma plataforma para identificar jovens talentos que possuem um potencial excepcional na matemática, possibilitando-lhes o acesso a programas de aperfeiçoamento.

Segundo o Coordenador Nacional das provas da OBMEP, Pedro Luiz Malagutti, nesta 18ª edição a olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio. A iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas nesta edição.

Para Gustavo Sarnento, do curso de Edificação do IFMT Campus Cuiabá Octayde, Bronze na premiação Regional, é uma experiência única ser medalhista. "Já participei de outras Olimpíadas, mas a OBMEP é a que eu tenho mais foco. Receber a medalha foi uma grande felicidade, porque é quando você percebe de fato seu esforço dando resultado", destaca o estudante.