início do conteúdo

Estudantes do  curso de pedagogia  da UAB IFMT criam mostra de infográficos como estratégia metodológica de ensino para estudantes surdos do Ensino Fundamental

Publicado por: Reitoria / 21 de Janeiro de 2025 às 11:28

Estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva. desenvolveram uma mostra de infográficos como ferramenta pedagógica para o ensino de estudantes surdos do Ensino Fundamental.

A mostra, intitulada "A Pedagogia Visual em Foco", reúne diversos infográficos criados pelos próprios alunos, demonstrando a versatilidade e a eficácia desse recurso visual na aprendizagem. Os trabalhos foram elaborados como atividade avaliativa, com o objetivo de levar o futuro professor a refletir acerca do Infográfico como objeto de aprendizagem e abordar a Teoria de ensino do surdo denominada Pedagogia visual (Campelo, 2008), potencializando assim, o processo ensino e aprendizagem de alunos surdos, utilizando uma linguagem visual clara e objetiva, adequada às suas necessidades específicas.

O infográfico, com sua capacidade de sintetizar informações complexas em representações visuais atraentes, têm se mostrado uma ferramenta pedagógica cada vez mais relevante. Ao combinar elementos visuais como imagens, gráficos e texto, o infográfico facilita a compreensão de conceitos e a construção do conhecimento de forma mais eficaz.

Por que utilizar infográficos no ensino?

Aprendizagem visual: A grande maioria das pessoas são aprendizes visuais, ou seja, aprendem melhor quando as informações são apresentadas de forma visual. Os infográficos exploram essa característica, tornando o conteúdo mais acessível e memorável.

Simplificação de conceitos complexos: Infográficos são excelentes para decompor informações complexas em partes menores e mais fáceis de entender. Eles ajudam a visualizar relações, hierarquias e processos, facilitando a compreensão de temas abstratos.

Engajamento do aluno: A natureza visual e interativa dos infográficos torna o aprendizado mais divertido e envolvente, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos.

Diversidade de aplicações: Os infográficos podem ser utilizados em diversas áreas do conhecimento, desde as ciências exatas até as humanas, adaptando-se a diferentes níveis de ensino.

"A utilização de infográficos como ferramenta pedagógica é fundamental para garantir a inclusão e o acesso ao conhecimento de todos os alunos, especialmente aqueles com surdez", afirma a Profª Drª Suammy Priscila Cordeiro, Professora da disciplina de Libras e Educação Inclusiva no curso.

Suammy destaca ainda que  "Os futuros professores demonstraram grande entusiasmo e criatividade ao desenvolverem esses materiais, que certamente levarão para sua prática pedagógica em sala de aula, fazendo diferença, principalmente, na vida dos estudantes surdos, que precisam de uma metodologia visual para compreender melhor os conteúdos do dia a dia escolar".

A pedagogia visual, segundo Campelo (2008), é uma abordagem pedagógica que prioriza o uso de recursos visuais para facilitar a compreensão e a aprendizagem. Ela se mostra especialmente relevante para alunos surdos, que dependem significativamente da visão para interagir e aprender. No entanto, seus benefícios se estendem a todos os alunos, independentemente de suas características individuais.

Por que a pedagogia visual é importante para alunos surdos?

Língua natural: A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua visual, portanto, o uso de recursos visuais facilita a compreensão dos conteúdos e a construção de significados.

Cultura visual: A cultura surda valoriza a comunicação visual, e a pedagogia visual respeita e valoriza essa característica.

Acessibilidade: Ao utilizar recursos visuais, o professor garante que todos os alunos, incluindo aqueles com diferentes estilos de aprendizagem, tenham acesso ao conteúdo.

Como a pedagogia visual pode potencializar o processo ensino-aprendizagem de todos os alunos?

Engajamento: Os recursos visuais tornam as aulas mais dinâmicas e interessantes, despertando o interesse dos alunos e facilitando a retenção do conteúdo.

Diversidade de estilos de aprendizagem: Cada aluno aprende de forma diferente. A pedagogia visual atende a diferentes estilos de aprendizagem, como visual, auditivo e cinestésico.

Desenvolvimento de habilidades: Ao trabalhar com recursos visuais, os alunos desenvolvem habilidades como a observação, a interpretação de imagens, a criatividade e a resolução de problemas.

Inclusão: A pedagogia visual promove a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas características individuais ou dificuldades de aprendizagem.

Exemplos de recursos visuais que podem ser utilizados:

Imagens: Fotos, desenhos, gráficos, diagramas, mapas, etc.

Vídeos: Animações, vídeos explicativos, depoimentos, etc.

Objetos concretos: Materiais manipuláveis, modelos, maquetes, etc.

Gestos e expressões faciais: Na comunicação com alunos surdos, a linguagem corporal é fundamental.

Tecnologias: Apresentações digitais, softwares educacionais, aplicativos, etc.

A I Mostra de Infográficos: A Pedagogia Visual em Foco - Criados por Futuros Professores para alunos surdos está disponível na plataforma Padlet e pode ser acessada por qualquer pessoa interessada em conhecer as produções dos alunos e aprofundar seus conhecimentos sobre a utilização de infográficos na educação de surdos.

A Mostra foi elaborada pela professora da Disciplina Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro (IFMT) e pelos colaboradores Dory Francelle da Silva Dias (IFMT), Liana Deise da Silva (IFMT); Waine Teixeira Júnior (UFR); Vanessa Marques de Siqueira Leite (IFMT).

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT