Estudantes do Campus Cuiabá Octayde visitam mineradora de ouro em Poconé

Publicado por: Campus Cuiabá / 16 de Novembro de 2022 às 15:53

Estudantes do terceiro ano dos cursos integrados em informática e eventos visitaram a mineradora Santa Clara, do grupo Fomentas, para conhecer a dinâmica de extração mineral, larga escala em processo industrial de lavra e de garimpagem de ouro, em Poconé-MT. Também participaram da visita técnica, durante os dias 7 e 8 de novembro, os professores, Lucimar Curvo, organizadora da visita, Herica Nabuco, Marcelo Barbosa, Júlio Zavala e Leonam da Silva, além dos técnicos da empresa.

Foram apresentados aos estudantes os diferentes tipos de exploração do ouro, da geologia, e do tipo de terreno em que se encontra predominantemente este minério, de alto valor comercial e industrial. Eles participaram também de palestras explicativas sobre o processo na extração do ouro, desde a pesquisa, prospecção, lavra e separação do material de importância econômica do material descartável. Por fim, visitaram as plantas de extração do minério, desde a mina até o processo de separação dos materiais. O processo predominante na mineradora é o de britagem, que consiste em britar a rocha em que ouro está encrustado, separando ouro do quartzo, que é a rocha em que o minério está agregado.

De acordo com o professor Marcelo Barbosa, a visita explorou diversos cenários educativos "A visita se fez necessária, para que os alunos pudessem ter contato, não só com a mineradora, mas também, pudessem reconhecer as alterações de paisagem, Cerrado e Complexo Botânico do Pantanal, além da história embutida nos lugares, bem como da apropriação e do uso da técnica e da tecnologia pelos diferentes tipos de uso do espaço, como pecuária, turismo e extração mineral".

O docente também destaca a importância das visitas práticas "As visitas técnicas são o complemento entre a teoria e a prática, momento em que os educandos são apresentados ao mundo real e, partir dele, planejar seu futuro e como vão se inserir no mercado de trabalho, ou nas faculdades que cursarão, após o término do ensino médio integrado," concluiu.

A mineradora visitada foi a primeira do Brasil a participar da Iniciativa Suíça de Ouro Responsável, um programa do governo da Confederação Suíça e da Associação Suíça Ouro Responsável (Swiss Better Gold Association) e a receber a certificação para exportação do minério com bonificação de aproximadamente um a dois milhões de dólares por ano, pelo empenho em produção com menor impacto ambiental e sociais negativos, possível.