Estudantes de projeto do IFMT Campus Cuiabá conquistam boas notas no Enem 2023

Publicado por: Campus Cuiabá / 25 de Janeiro de 2024 às 16:34

Por mais um ano, o IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva  garantiu um excelente desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados foram expressivos e o segredo para tanto sucesso é a iniciativa “Aprender Juntos para o Enem”, projeto que possibilitou uma preparação diferenciada para mais de 120 estudantes.

Os resultados da prova foram disponibilizados no dia 16 de janeiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Geralmente a espera pelos resultados causa tensão entre os candidatos, mas os estudantes do Campus Cuiabá Octayde estavam mais que preparados e suas notas foram um reflexo disso.

Durante os meses de preparação, os estudantes que participaram do projeto tiveram acesso às aulas quatro vezes na semana, à alimentação e à simulados em todas as áreas do conhecimento. A professora Lina Marcia de Carvalho, uma das idealizadoras do projeto, conta que, apesar dos desafios, o sucesso está na aliança de esforços: o comprometimento dos professores mais a dedicação dos alunos.

De acordo com Lina, atualmente, um time de 16 professores compõem o corpo docente do projeto, alguns deles assumindo mais de uma disciplina. “Os docentes que abraçaram esse projeto são professores com perfil e experiência com vestibulares, que trabalham com afinco e se desdobram para possibilitar a melhor experiência aos estudantes”.

"O projeto Aprender Juntos para o Enem é a resposta do compromisso do Campus Cuiabá em melhor atender a comunidade escolar e foi desenvolvido e 'abraçado' pelo diretor-geral Alceu Cardoso, como uma tentativa de achar um caminho para permitir que os nossos alunos tivessem a condição de competir”, afirma.

A professora Claudia Nehme explica que o cursinho é pensado de forma estratégica, levando em consideração aspectos como a Teoria de Resposta ao Item (TRI). “Todos os materiais didáticos utilizados são elaborados pelos próprios professores, incluindo a listas de exercícios e os simulados”, disse.

Para Salete Aureliano, aluna que atingiu uma média geral de 829 pontos, a sua preparação foi fundamental nesta conquista. “Não esperava esses resultados, mas as técnicas de prova, conteúdo e preparo mental me ajudaram. Sou muito grata por isso!”

Salete, que pretende cursar Direito e almeja um dia se tornar uma promotora de justiça, deixou uma dica aos estudantes do último ano. “Tentem acalmar a mente e confiar no próprio esforço, vocês são capazes de alcançar o que desejam e não devem se diminuir durante o processo, pois ele é essencial”, encerra.

Alguns de nossos resultados:

Salete Aureliano - Média 829 - Redação 920

Maria Clara Mota - Média 746 - Redação 900