O estudante Italo Cezar de Azevedo, de 18 anos, está prestes a embarcar em uma jornada única para o Canadá, após ser selecionado para o intercâmbio promovido pelo IFMT. Ítalo, que cursa o 3º ano técnico integrado em informática, sempre teve um contato com a língua inglesa, mas foi a plataforma de ensino do IFMT, a Altissia, que ajudou a dar impulso no seu aprendizado. "Eu já conseguia me comunicar e ler em inglês, mas meu vocabulário era limitado. A plataforma focada no vocabulário me ajudou a aprender muitas palavras novas", explica.
A seleção para o intercâmbio foi possível através do edital da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI), que selecionou 19 estudantes de diferentes campi e 5 servidores. Para se candidatar, os interessados precisaram primeiro se inscrever no Centro de Idiomas do IFMT, utilizando a plataforma Altissia e posteriormente se candidatar ao EDITAL Nº 155/2024 para concorrer ao intercâmbio.
Além de Italo, Vinícius Agnello Reis, estudante do curso técnico em Eletrônica, também foi selecionado para representar o campus Cuiabá Octayde. Para Ítalo, a oportunidade é um marco importante em sua trajetória. "Nunca viajei para fora do Brasil. Para mim, é uma experiência única. Toronto é a cidade mais multicultural do mundo, e vai ser uma vivência totalmente diferente de tudo que já vivi", comenta.
O intercâmbio ocorrerá entre os dias 19 e 30 de maio e contará com uma intensa carga de atividades acadêmicas e culturais. Os alunos participarão de um curso de inglês intensivo, aprimorando suas habilidades de leitura, escrita, escuta e fala, em um ambiente multicultural. O intercâmbio de curta duração prevê atividades acadêmicos-culturais, sendo, um curso de duas semanas Full Time Intensive - General English, atividades culturais e Job Shadowing.
Italo se diz muito grato pela oportunidade oferecida pelo IFMT. "A palavra que define essa experiência para mim é oportunidade. O IFMT me deu uma chance que eu não teria em nenhum outro lugar", afirma. Agora, ele está focado na preparação da viagem, com passaporte e visto já em andamento, e as passagens compradas.
A bolsa de intercâmbio cobre todos os custos, incluindo taxas de visto, transporte, seguro de viagem, alimentação, hospedagem e o curso de inglês. Para Ítalo, a experiência representa não apenas o aprimoramento do inglês, mas também uma chance de imersão cultural e aprendizado profissional em uma das maiores cidades do Canadá.